Revisão bibliométrica sobre omnichannel: uma análise das estratégias da função logística

Autores

Palavras-chave:

Omnichannel, Logística, Varejo, Revisão Bibliométrica, VosViewer

Resumo

Os avanços da tecnologia de informação e comunicação (TIC), a mudança no comportamento dos consumidores e a pandemia do COVID-19 nessa década de 2020 aceleraram a utilização do canal de vendas on-line. Nesse ambiente, a logística tornou-se o desafio a ser vencido para a manutenção da competitividade do varejo. De tal modo, o problema de pesquisa foi: Para o contexto do omnichannel, logística e varejo, quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave? Nesse sentido, o objetivo é identificar através da revisão bibliométrica quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave e qual é o nível de relacionamento entre eles no contexto do omnichannel, logística e varejo. Assim, realizou-se uma revisão bibliométrica na base de dados Web of Science (WOS) sobre artigos publicados no período de 2016 a 2021 mediante as palavras-chaves. Na primeira seleção foram identificados 169 manuscritos. Mediante a leitura e avaliação de títulos, resumos e palavras-chave, foram selecionados 119 artigos. Por meio do software VosViewer, realizou-se a estatística descritiva e o mapeamento das redes de autores, das obras, dos periódicos e também das palavras-chave de maior impacto, em inglês Citation Network Analysis – CNA. As contribuições empíricas, gerenciais e acadêmicas estão voltadas para a alavancagem de desempenho operacional, desenvolvimento de competências e o potencial de uso de tecnologias de um tema considerado contemporâneo, tanto nacionalmente como internacionalmente. A originalidade do artigo está quanto ao período de análise bem como a relevância das fontes de pesquisa.

Biografia do Autor

Leonardo Caixeta de Castro Maia, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS PROFESSOR

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO (FGV/EAESP)MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO (UFU/FAGEN)GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECANICA (UFU/FEMEC)

Helena Farias Ribeiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇAO

Renata de Souza Franco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA MESTRADO PROFISSIONAL - PPGGO FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Mestre em Administração (2019) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Pós Graduada em Gestão em Marketing pela ESAMC (2012). Certificada em Green Belt - Metodologia Seis Sigma pela Advance Consultoria (2013). Certificada em CPA-20 pela Anbima (2015). APG Middle pela Amana-Key (2017)

Referências

BELL, D. R.; GALLINO, S.; MORENO, A. Offline showrooms in omnichannel retail: Demand and operational benefits. Management Science, v.64, n. 4, 2018. 1629-1651.

BRIEDIS, H.; GREGG, B.; HEIDENREICH, K.; LIU, W. W. Omnichannel: The path to value. Mckinsey & Company. [S.l.]. 2021.

CAI, Y. J.; LO, C. K. Omni-channel management in the new retailing era: A systematic review and future research agenda. International Journal of Production Economics, v.229, 2020. 229, 107729.

CASTILLO, V. E.; BELL, J. E.; ROSE, W. J.; RODRIGUES, A. M. Crowdsourcing last mile delivery: strategic implications and future research directions. Journal of Business Logistics, v.39, n. 1, 2018. 7-25.

DAUGHERTY, P. J.; BOLUMOLE, Y.; GRAWE, S. The new age of customer impatience: an agenda for reawakening logistics customer service research. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v.49, n. 1, 2019. 4-32.

FRANCO, R. S.; MAIA, L. C. C. A Mudança de Multicanal para Omnichannel em uma Empresa Atacadista: Um Estudo de Caso. Revista Gestão em Análise, v.10, n. 1, 2021. 196-213.

GALIPOGLU, E.; KOTZAB, H.; TELLER, C.; HÜSEYINOGLU, I. Ö. Y.; PÖPPELBUß, J. Omni-channel retailing research–state of the art and intellectual foundation. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v.48, n. 4, 2018.

GALLINO, S.; MORENO, A.; STAMATOPOULOS, I. Channel integration, sales dispersion, and inventory management. Management Science, v.63, n. 9, 2017. 2813-2831.

GAO, F.; SU, X. Omnichannel retail operations with buy-online-and-pick-up-in-store. Management Science, v.63, n. 8, 2017. 2478-2492.

GAO, F.; SU, X. Online and Offline Information for Omnichannel Retailing. Manufacturing & Service Operations. Manufacturing & Service Operations, v.19, n. 1, 2017. Disponivel em: <https://doi.org/10.1287/msom.2016.0593>.

GAO, F.; SU, X. Omnichannel service operations with online and offline self-order technologies. Management Science, v.64, n. 8, 2018. 3595-3608.

GOOGLE. Google Trends. Google, 2021. Disponivel em: <https://trends.google.com.br/trends/explore?date=today%205-y&q=omnichannel>. Acesso em: 28 junho 2021.

HAIR JR, J.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HILKEN, T. et al. Making omnichannel an augmented reality: the current and future state of the art. Journal of Research in Interactive Marketing, v.12, n. 4, 2018. 509-523. Disponivel em: <https://doi.org/10.1108/JRIM-01-2018-0023>.

HÜBNER, A.; WOLLENBURG, J.; HOLZAPFEL, A. Retail logistics in the transition from multichannel to omni-channel. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 46, n. 6/7, p. 562-583, 2016.

LEVY, Y.; ELLIS, T. J. A systems approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science Journal, v.9, 2006. 181-212.

LIM, S. F. W. T.; JIN, X.; SRAI, J. S. Consumer-driven e-commerce: A literature review, design framework, and research agenda on last-mile logistics models. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 48, n. 3, p. 308-332, 2018.

MELACINI, M.; PEROTTI, S.; RASINI, M.; TAPPIA, E. E-fullfilment and distribution in omni-channel retailing: a systematic literature review. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 48, n. 4, p. 391-414, 2018.

MORAIS, A. S. A.; HOECKESFELD, L.; SARQUIS, A. B.; MUSSI, C. C. Omnichannel as strategy of innovation in youth fashion retail industry in Brazil. Brazilian Journal of Marketing, v.18, n. 2, 2019. 268-296.

RIGBY, D. K. The future of shopping. Harvard Business Review, v.89, n. 12, 2011. 65-76. Disponivel em: <https://hbr.org/2011/12/the-future-of-shopping>.

SAGHIRI, S.; WILDING, R.; MENA, C.; BOURLAKIS, M. Toward a Three-dimensional Framework for Omni-channel. Journal of Business Research, v. 77, p. 53-67, 2017. Disponivel em: <https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.03.025>.

SARQUIS, A. B.; DE MORAIS, A. S. A.; CITTADIN, J.; GIULIANI, A. C.; SCHARF, E. R. Análise da Produção Científica Internacional do Tema Omnichannel no Varejo. Revista de Administração Unimep, v.17, n. 1, 2019.

SOARES, S. V.; PICOLLI, I. R. A.; CASAGRANDE, J. L. Pesquisa bibliográfica, pesquisa bibliométrica, artigo de revisão e ensaio teórico em administração e contabilidade. Administração: ensino e pesquisa, 19, n. 2, 2018. 1-19.

TEIXEIRA, M. L. M.; IWAMOTO, H. M.; MEDEIROS, A. L. Estudos bibliométricos em administração: discutindo a transposição de finalidade. Administração: ensino e pesquisa, v.14, n. 3. 423-452.

TRANFIELD, D.; DENYER, D.; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence‐Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v.14, 2003. 207-222.

WANG, J.; ZHENG, B.; LIU, H. Satisfying consumers all around: a multidisciplinary view of omnichannel retail. Industrial Management & Data Systems, v.121, n. 1, 2021. 158-171.

WHEELWRIGHT, S. C.; HAYES, R. H. Competing through manufacturing. Harvard Business Review, 1985.

WOLLENBURG, J.; HÜBNER, A.; KUHN, H. ].; TRAUTRIMS, A. From bricks-and-mortar to bricks-and-clicks: logistics networks in omni-channel grocery retailing. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 48, n. 4, p. 415-438, 2018.

ZUPIC, I.; ATER, T. Bibliometric Methods in Management and Organization. Organizational Research Methods, v.18, n. 3, 2014. 429–472.

Downloads

Publicado

2022-08-08