E SE O GATO DE SCHRÖDINGER CONSUMISSE CERVEJA? O princípio da física quântica no consumo de cerveja artesanal na Amazônia
Palavras-chave:
Mecânica Quântica, Hábito de Consumo, Nicho de MercadoResumo
As duas primeiras décadas do século XXI tem mostrado para a ciências que se propõem estudar as reações humanas uma serie de transformações no que se refere a forma de consumir produtos e serviços, assim o objetivo deste trabalho é identificar se o consumo de cervejas artesanais na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, analisando sobre a perspectiva física quântica, ocorre de maneira direta ou aleatória pelo consumidor, sendo que a metodologia utilizada ocorreu através da criação das perspectiva do consumidor sendo o principal fator do trabalho e não o gato como no estudo inicial proposto por Schrödinger, além da aplicação teórica o estudo buscou ir além com aplicação de uma pesquisa netnográfica visando comprovar as perspectivas de se o consumidor gosta de experimentar diferentes estilos de cerveja artesanal (24%) e se consumidor acredita que consumira mais cervejas artesanais no futuro (42%), desta forma pode-se concluir que o modelo proposto por Schrödinger é aplicável neste caso de estudo teórico, contudo também demonstra através da pesquisa netnográfica aplicada consistência no perambulo dos resultados quase que infinitos.Referências
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Anuário da cerveja: 2019. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília: MAPA/SDA, 2020.
BARNETT, C, CLOKE, P, CLARKE, N, MALPASS, A. Consuming ethics: Articulating the subjects and spaces of ethical consumption. Antipode. Volume 37, January, 2005.
BELK. You are what you can access: Sharing and collaborative consumption online. Journal of business research. 2007.
CAMPBELL, COCHRANE. By force of habit: A consumption-based explanation of aggregate stock market behavior. Journal of political Economy. 1999
COLLINS, RL, PARKS, GA, MARLATT, GA. Social determinants of alcohol consumption: the effects of social interaction and model status on the self-administration of alcohol. Journal of Consulting and Clinical Psychology, Vol 53 (2), abril de 1985
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
DEATON. Understanding consumption. Oxford University Press. 1992
GRAEFF, T.R. Image congruence effects on product evaluations: The role of self-monitoring and public/private consumption. Psychology & Marketing, 13: 481-499. 1996
LEE L, FREDERICK S, ARIELY D. Try it, you'll like it: The influence of expectation, consumption and revelation on beer preferences. Psychological sciences. 2006; 17 (12): 1054-1058.
MONROE, MEEKHOF, KING, WINELAND. A “Schrödinger cat” superposition state of an atom. Science. 1996.
REHM J, REHN, N, ROOM, R, MONTEIRO, M. The global distribution of average volume of alcohol consumption and patterns of drinking. Karger International. Vol.9, No. 4, October. 2003
SCHRÖDINGER, E. The Current Situation in Quantum Mechanics. Natural Sciences 23, 844-849 (1935). https://doi.org/10.1007/BF01491987
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZUREK. Decoherence, einselection, and the quantum origins of the classical. Reviews of modern physics. 2003
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado.
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro.
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.