GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: COMO A GESTÃO DE MARKETING PODE ALAVANCAR OS NEGÓCIOS EM UMA MEI NO DF?

Autores

  • Lílian Araújo Ferreira Zaidan UniProjeção - Guará, Taguatinga e Polo Asa Norte (EAD). https://orcid.org/0000-0002-2512-5868
  • Laércio José Silva Filho UniProjeção – EAD e UniProjeção Ceilândia.
  • Leonardo Arêba Pinto UniProjeção – EAD.
  • Allyda Maria Ismael da Silva Morais UniProjeção – EAD.

Palavras-chave:

Estratégias de marketing, público alvo, plano de marketing.

Resumo

O estudo tem a finalidade de mostrar aspectos importantes as micro e pequenas empresas como as estratégias de marketing são fundamentais para alavancar suas vendas e a visibilidade do seu negócio, visa ainda apresentar ações que auxiliem a empresa na fidelização e conquista de novos clientes e focar em seu público alvo. Assim sendo, é necessário o desenvolvimento dessas estratégias para potencializar seus resultados e suas ações, tornando-a mais competitiva no mercado, com o intuito de colocá-la a frete de seus concorrentes. Sugerir a implementação de um plano de marketing estruturado para elas, afim de ajudar na tomada de decisão, sendo ele indicado como instrumento fundamental para que os microempreendedores sejam capazes de obter êxito em seu empreendimento e com isso escolher a melhor estratégia para o desenvolvimento do seu negócio. 

Biografia do Autor

Lílian Araújo Ferreira Zaidan, UniProjeção - Guará, Taguatinga e Polo Asa Norte (EAD).

Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE(2015). Pós-Graduação em Gestão de Processos Acadêmicos (2020). MBA em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Pitágoras (2010) e graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade Pitágoras (2008). Coordenadora Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção do Guará e da Escola de Negócios do UniProjeção EAD - coordenada o curso de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Logística. Docente nos Centros Universitários Projeção. Professora Orientadora e Avaliadora da Escola Superior do Ministério Público da União. Atuou como Pesquisadora do Governo Federal pela Escola Nacional de Administração Pública, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Casa Civil. Possui 11 anos de experiência como Docente no Ensino Superior. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Metodologia do Trabalho Científico da Pós-graduação "Lato Sensu" da Faculdade Pitágoras e professora de Metodologia neste curso. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Pós-graduação desta Faculdade. Atuou como Coordenadora e Professora dos Cursos de Gestão e Negócios da FAMATRI - Faculdade Maçônica do Triângulo, a frente dos Cursos Técnicos em Finanças, Contabilidade, Transações Imobiliárias e Agronegócios. Trabalhou como Gestora de Negócios da EASYPAY Pesquisa e Desenvolvimento Experimental LTDA. Estágio de 1 ano e seis meses junto ao Banco do Brasil. Contatos: (061) 99644-1206, [email protected].

Laércio José Silva Filho, UniProjeção – EAD e UniProjeção Ceilândia.

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD, Belo Horizonte-MG (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005); graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Olinda-PE (1996), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial-SC (2011), pós-graduação nível Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil e pós-graduação nível Especialização em Educação. Tem experiência na área de Coordenação de Cursos, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Grupo de Pesquisa e Extensão (GPE). Tem experiência como professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e em cursos de Pós-graduação das áreas de Gestão e Finanças. Atualmente é Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Campus Ceilândia/DF do UniProjeção e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão Comercial e Gestão da Qualidade na modalidade EAD do Centro Universitário UniProjeção, Campus Taguatinga/DF e Professor do Centro Universitário Estácio de Brasília, cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua, também, como docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Ceilândia/DF.

Leonardo Arêba Pinto, UniProjeção – EAD.

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2014) e Mestrado em Direito e Políticas Públicas, com ênfase em Estado, Desenvolvimento e Direito Privado, pelo Centro Universitário de Brasília (2017), concluído no mês de agosto. Com sólida experiência no contencioso e estratégico cível, nomeadamente na área contratual e empresarial, atualmente se especializa em pós-graduações voltados ao Direito Imobiliário e ao Direito Corporativo e Compliance. Além disso, iniciou seu Doutorado na Universidade de Brasília com ênfase em Direito Empresarial em comunicação com o Direito Digital. Atua profissionalmente como advogado militante e é sócio titular, conjuntamente com seu irmão, da sua firma de advocacia, o Arêba Pinto Advogados. No âmbito da docência, ingressou como professor presencial na Faculdade Projeção no ano de 2018 e lá permanece desde então, sendo que, após ter trabalhado em plataformas digitais para com seus alunos em sala de aula, assumiu a docência no Ensino à Distância no segundo semestre de 2019, e, em 2020, a Coordenação das Disciplinas Jurídicas do Ensino à Distância da Rede Projeção.

Allyda Maria Ismael da Silva Morais, UniProjeção – EAD.

Aluna do curso de Administração UniProjeção – EAD.

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Publicado

2022-08-08