A satisfação e seus impactos na fidelização dos estudantes na educação básica

Autores

  • Mauro Forlan Duarte Campos Faculdades Projeção
  • Laércio José Silva Filho Centro Universítário UniProjeção
  • Lilian Araújo Ferreira Zaidan Centro Universítário UniProjeção
  • Verônica dos Reis Borba Colégio Projeção.

Palavras-chave:

Satisfação, Lealdade, Qualidade, Comprometimento, Fidelização

Resumo

Um dos grandes desafios na estratégia de marketing das Instituições de Ensino na Educação Básica é a manutenção da sua base de estudantes. Estudos anteriores apontam um aumento significativo no custo da busca por novos estudantes em relação ao custo de reter os estudantes já matriculados. Nesse sentido, pesquisar sobre a satisfação do estudante no contexto escolar se mostra uma estratégia efetiva na redução de gastos. Neste trabalho, foram analisados os níveis de satisfação de estudantes pertencentes, durante 8 anos ou mais, ao Colégio Projeção de Taguatinga – Distrito Federal. Métodos estatísticos e de pesquisa foram aplicados para análise das relações dos conceitos de confiança, qualidade percebida dos serviços prestados, lealdade e de comprometimento com a marca. Os resultados apontam um alto índice de satisfação pelos serviços prestados, o bom relacionamento com professores e a valorização da estrutura física das suas salas de aula como ponto de destaque entre os estudantes que se encontram matriculados no colégio há mais de oito anos. Entretanto, a aferição da satisfação sobre a integração acadêmica teve o desempenho mais baixo do estudo, principalmente sobre a participação nas atividades ofertadas pelo colégio, que em tempos de pandemia e isolamento social foram prejudicadas.

Biografia do Autor

Mauro Forlan Duarte Campos, Faculdades Projeção

Licenciado em Matemática. Especialista em Estatística. Mestre em Psicologia.

Laércio José Silva Filho, Centro Universítário UniProjeção

Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Controladoria. Mestre em Administração.

Lilian Araújo Ferreira Zaidan, Centro Universítário UniProjeção

Graduada em Administração. MBA em Gerenciamento Empresarial e Financeiro. Mestre em Educação.

Verônica dos Reis Borba, Colégio Projeção.

Graduada em Administração

Referências

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Publicado

2021-11-26