LIDERANÇA E PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE LIDERADOS QUANTO ÀS ATITUDES DO LÍDER PARA A PRODUTIVIDADE

Autores

  • Lílian ARAÚJO FERREIRA Zaidan UNIPROJEÇÃO - GUARÁ, TAGUATINGA E PÓLO ASA NORTE (EAD). https://orcid.org/0000-0002-2512-5868
  • Max Leno de Almeida Faculdade Projeção do Guará.
  • Rebeca Oliveira Rios Barreto Bezi Faculdade Projeção Guará.

Palavras-chave:

Recursos humanos, liderança, produtividade, levantamento de campo.

Resumo

O estudo busca a compreensão da liderança e a influência junto ao comportamento organizacional, com o objetivo de apresentar a importância do líder na organização e como deve ser exercido este papel, justamente para evitar a perda na produtividade da equipe e sim o inverso, o crescimento da equipe. Trata-se de uma pesquisa descritiva, sendo utilizado para coleta de dados a pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo por meio de questionário, a fim de aprofundar o estudo e demonstrar a situação do líder na visão do colaborador. Com base no trabalho apresentado, é possível identificar que a empresa deve se preocupar com a capacitação do líder para que tenha resultado positivo, segurança e conhecimento para liderar e direcionar a equipe, já que o papel do líder é motivar e incentivar e para isso é essencial que o comportamento organizacional esteja presente na organização com o intuito de desempenhar o melhor do colaborador e manter a harmonia do grupo.

Biografia do Autor

Lílian ARAÚJO FERREIRA Zaidan, UNIPROJEÇÃO - GUARÁ, TAGUATINGA E PÓLO ASA NORTE (EAD).

Mestrado em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE(2015). Pós-Graduação em Gestão de Processos Acadêmicos (2020). MBA em Gestão Empresarial e Financeira pela Faculdade Pitágoras (2010) e graduação em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade Pitágoras (2008). Coordenadora Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção do Guará e da Escola de Negócios do UniProjeção EAD - coordenada o curso de Bacharelado em Administração, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Logística. Docente nos Centros Universitários Projeção. Professora Orientadora e Avaliadora da Escola Superior do Ministério Público da União. Atuou como Pesquisadora do Governo Federal pela Escola Nacional de Administração Pública, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Casa Civil. Possui 11 anos de experiência como Docente no Ensino Superior. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Metodologia do Trabalho Científico da Pós-graduação "Lato Sensu" da Faculdade Pitágoras e professora de Metodologia neste curso. Atuou como Coordenadora Pedagógica de Pós-graduação desta Faculdade. Atuou como Coordenadora e Professora dos Cursos de Gestão e Negócios da FAMATRI - Faculdade Maçônica do Triângulo, a frente dos Cursos Técnicos em Finanças, Contabilidade, Transações Imobiliárias e Agronegócios. Trabalhou como Gestora de Negócios da EASYPAY Pesquisa e Desenvolvimento Experimental LTDA. Estágio de 1 ano e seis meses junto ao Banco do Brasil. Contatos: (061) 99644-1206, [email protected].

Max Leno de Almeida, Faculdade Projeção do Guará.

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas pela UcB - Universidade Católica de Brasília. Obteve também especialização em docência do Ensino Superior pela FACITEC. Foi Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) em Brasília de 2013 a 2020. Na área de docência atua como professor titular da UNESBA - União de Ensino Superior de Brasília (Centro Universitário PROJEÇÃO - Unidade Guará e Sobradinho). Foi também professor adjunto I do Centro Universitário ESTÁCIO de Brasília (2005 a 2020). Atuou também como professor convidado na pós-graduação em gestão pública e Políticas Macroeconômicas e as Organizações na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Além disso, atuou como professor adjunto da Faculdade UNIPLAN/DF. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho; Política do Setor Público, atuando principalmente nos seguintes temas: orçamento público, administração pública, previdência social, estatísticas socioeconômicas, economia do trabalho, economia regional e diferencial de rendimento. Fez parte também do CORECON-DF (Conselho Regional de economia do DF - 2000 a 2008), como também foi Conselheiro Federal Suplente pelo COFECON (Conselho Federal de Economia). Recentemente foi Conselheiro do CTCS (Conselho de Transparência e Controle Social) do Governo do Distrito Federal (até 2020). Atualmente é assessor econômico na Subseção do DIEESE na CONDSEF. 

Rebeca Oliveira Rios Barreto Bezi, Faculdade Projeção Guará.

Aluna do curso de Administração da Faculdade Projeção Guará.

Referências

BURNS, J.M. Leadership. New York: Perenium, 1978.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel da gestão do talento humano. 5 Ed. São Paulo: Atlas, 1993.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. 4 Ed. São Paulo: Makron Books, 2020.

CALVOSA, Marcello V. D. et al. A necessidade de gestores no século XXI: liderança empresarial x gerenciamento eficaz. In: Simpósio de excelência em gestão e tecnologia– seget, 2., 2005.

DRUMMOND, Virgínia. Confiança e liderança nas organizações. São Paulo: Thompson Learning Edições, 2007.

FRANÇA, Ana. Comportamento organizacional: conceitos e práticas. São Paulo: Saraiva, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GRIFFIN, R. W.; MOORHEAD, G. Fundamentos do comportamento organizacional. São Paulo: Ática, 2006.

HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. 21. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. São Paulo: Atlas, 2017.

KATZ, Daniel.; KAHN, Robert. Psicologia social das organizações. São Paulo: Atlas, 1978.

LACOMBE, Francisco. Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva, 2012.

LIMA, José.; BRYTO, Klêner. O aumento da produtividade das equipes da Estácio do Pará: as estratégias de liderança, impulsionando o crescimento das equipes. Revista de administração e contabilidade - RAC, v. 5, nº 10, p. 96-129.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 4.Ed. São Paulo: Atlas, 1992.

MEURER, Oriele.; OLIVEIRA, Lisandra. Comportamento organizacional: a relação entre família e trabalho. Revista da UNIEDU, v. 1, nº 1, p. 1-15.

MAXIMIANO, Antônio. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MARIOTTO, Fábio L. O conceito de competitividade da empresa. Revista de Administração de Empresas. São Paulo. Abr./Jun. 1991.

MCSHANE, Steven. Comportamento organizacional. Porto Alegre: Amgh, 2013.

PAES, Alana.; SILVA, Alexsandro; CAMPELO, Arandi; DUTRA, João. Liderança: estilos e influências na produtividade das organizações. Revista Vox Metropolitana, v. 1, nº 4, p. 113-121.

PEREZ, Olivia.; OLIVEIRA, Ana. Liderança eficaz: o poder e a influência de um líder no comportamento organizacional de uma empresa. Administração de empresas em revista, v. 1, nº 1, p. 1-15.

POLICARPO, Renata.; BORGES, Renata. Mudança organizacional: os efeitos dos estilos de liderança no comportamento dos trabalhadores. E&G economia e gestão, v. 16, nº 45, p. 1-102.

REZENDE, Maércio. Juntando as peças liderança na prática. São Paulo: Saint Paul, 2010.

TRUJILLO. Alfonso. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGrawHilI do Brasil. 1982.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: A pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.Ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

Downloads

Publicado

2021-11-26