A ATUAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO NA DIFUSÃO DA GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Contabilidade pública, Governança organizacional, Tribunal de Contas da União, Práticas, Mecanismos.

Resumo

O presente estudo tem como objeto a governança organizacional, terminologia utilizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para se referir ao que já foi entendido como governança aplicada ao setor público. Buscou-se encontrar, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, qual a atuação do TCU na difusão das práticas de governança na Administração Pública brasileira. Para fundamentar a análise dos dados construiu-se um referencial teórico com base em Hood; Jackson (1991); Rhodes (1997); Osborne (2006) e Brasil (2020). Por meio do método qualitativo e pesquisa exploratóriachegou-se à conclusão de que o Tribunal de Contas da União é o responsável, no Brasil, pela conceituação, estabelecimento de princípios, práticas e mecanismos de governança na Administração Pública. Além disso, o TCU mensura o índice de governança organizacional em mais de quinhentas instituições beneficiárias de recursos da União. A corte de contas da União divulga suas ações, nesse sentido, ainda de forma passiva, apenas deixando a informação disponível para aqueles que tenham interesse nela, portanto, pouco favorecendo a adoção e institucionalização em outros entes, órgãos e entidades que poderiam se beneficiar dessa missão institucional do TCU de aperfeiçoar as práticas de gestão pública.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Doroteu, Centro Universitário Projeção (UNIPROJEÃO)

Doutorando em Ciências Contábeis (UFU); Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação para Transferência de Tecnologia (UnB); Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Processos Acadêmicos e em Formação Docente para Educação a Distância. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito, pedagogia e Letras.

Laércio José Silva Filho, Centro Universitário Projeção (UNIPROJEÃO)

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos - FEAD, Belo Horizonte-MG (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2005); graduação em Administração de Empresas - Faculdade de Olinda-PE (1996), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial-SC (2011), pós-graduação nível Especialização em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil e pós-graduação nível Especialização em Educação. Tem experiência na área de Coordenação de Cursos, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE), Grupo de Pesquisa e Extensão (GPE). Tem experiência como professor nos cursos de Administração e Ciências Contábeis e em cursos de Pós-graduação das áreas de Gestão e Finanças. Atualmente é Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do Campus Ceilândia/DF do UniProjeção e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Gestão Financeira, Gestão Comercial e Gestão da Qualidade na modalidade EAD do Centro Universitário UniProjeção, Campus Taguatinga/DF e Professor do Centro Universitário Estácio de Brasília, cursos de Administração e Ciências Contábeis. Atua, também, como docente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Pública e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Campus Ceilândia/DF.

Downloads

Publicado

2021-09-15