Uma análise das abordagens adotadas pela Ambev no processo de internacionalização

Autores

  • Taís Oliveira Pereira Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Pesquisa orientada por Tatiana Monteiro Reis. https://orcid.org/0000-0002-7865-1861
  • Tatiana Monteiro Reis UniProjeção

Palavras-chave:

Internacionalização, Empresas, Estratégias, Competências

Resumo

Em vista da importância de discutir capacidades fundamentais para a internacionalização de empresas, este artigo identifica e analisa práticas adotadas pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) no seu processo de internacionalização. Para tanto, em primeiro lugar são expostas as principais teorias acerca da internacionalização de empresas: Modelo de Uppsala; Escola Nórdica de Negócios Internacionais; Teoria do Poder do Mercado; Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético. O intuito é compreender a internacionalização e suas principais características e motivações sob a ótica de diferentes autores. A sequência discorre sobre o conceito de competência organizacional para a internacionalização, e finaliza com o conhecimento de um conjunto de competências centrais que impulsionam a internacionalização: Orientação Internacional; Habilidade de Marketing Internacional; Inovação Internacional; e Orientação para o mercado internacional. Realiza-se, então, uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e bibliográfica. Diante disso, ocorre que, as motivações apresentadas no referencial teórico, estão parcialmente presentes na trajetória da Ambev. Isto se deu pela natureza complexa do processo, onde a empresa alterna entre os vários tipos de abordagens a fim de obter um melhor aproveitamento de oportunidades de acordo com as circunstâncias. Determina-se também, a constatação de que a Ambev utiliza fortemente o conjunto de competências impulsionadoras da internacionalização abordadas neste trabalho, são elas: Orientação Internacional, Habilidade de Marketing Internacional, Inovação Internacional e Orientação para o mercado internacional. Descobre-se, por fim, que a internacionalização é um processo complexo e particular, que está inteiramente ligado a uma coordenação bem-sucedida de recursos.

Biografia do Autor

Taís Oliveira Pereira, Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Pesquisa orientada por Tatiana Monteiro Reis.

Graduanda de Relações Internacionais pelo Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).

Tatiana Monteiro Reis, UniProjeção

Mestre em Agronegócios pela Universidade de Brasília (2012), especialista em Gestão de Negócios pelo IBMEC - DF (2009), possui graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2008) e graduação em Letras - Tradução Inglês pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Sociologia, Economia e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de alho, mercado internacional e produção. Atualmente é professora substituta do departamento de Gestão do Agronegócio da Universidade de Brasília.

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Publicado

2021-09-15