O papel do treinamento e do desenvolvimento para a fidelização de clientes – um estudo de caso em uma loja de móveis planejados do Distrito Federal

Autores

  • Raimunda Barros Pereira UniProjeção
  • Jose Airton Mendonça de Melo UniProjeçao

Palavras-chave:

Treinamento, Desenvolvimento, Fidelização.

Resumo

O objetivo deste artigo é averiguar como os colaboradores de uma empresa de móveis planejados no Distrito percebem o treinamento e o desenvolvimento, T&D, como uma estratégia fidelização de clientes, uma vez que que T&D é uma ferramenta essencial para um bom atendimento e fundamental para a motivação e satisfação dos funcionários. A pesquisa é de natureza descritiva e qualitativa, sendo empregado duas técnicas de coleta de dados, uma pesquisa bibliográfica, para efeito de levantamento da fundamentação teórica sobre o tema, e um de estudo de caso, cujo instrumento de registro de dados foi um questionário estruturado e com perguntas fechadas, distribuído a todos colaboradores da empresa. O estudo mostra que a percepção dos colaboradores sobre treinamento e desenvolvimento está mais voltada para ganhos pessoais de longo prazo dos colaboradores, expressos por resultados futuros e expectativas de melhorias financeira, do que propriamente para ganhos organizacionais, como melhoria no relacionamento e no atendimento aos clientes, com consequente aumento na fidelização desses clientes. O estudo também constata que alguns funcionários não estão, de fato, inseridos no processo de fidelização de clientes, pois não demonstram interesse por capacitação e assim melhorar seu desempenho. Por conta disso, a instituição deve repensar o T&D, ofertando-o não somente como uma ferramenta de qualificação e desenvolvimento de habilidades e competências dos seus colaboradores, mas também como uma estratégia para alcançar objetivos organizacionais, como a motivação de funcionários, o relacionamento, a qualidades no atendimento, a fidelização e a conquista de novos clientes.

Biografia do Autor

Raimunda Barros Pereira, UniProjeção

Graduada em Administração pelo UniProjeção Campus I.

Jose Airton Mendonça de Melo, UniProjeçao

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). É funcionário do Banco do Nordeste e professor das Faculdades Projeção. Experiência acadêmica em disciplinas quantitativas e financeiras dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Experiência em elaboração e viabilidade socioeconômica de projetos de infraestrutura, de turismo e de meio ambiente. Publicações em turismo, saneamento básico e regulação

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Publicado

2021-05-10