DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE SISTEMAS METROVIÁRIOS

Autores

  • Martha Veras Rodrigues Universidade de Brasilia - UnB; Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produção
  • Eliezé Carvalho Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-graduação em Transportes - PPGT
  • Talita Silva Universidade de Brasilia - UnB; Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produção

Palavras-chave:

Ergonomia e Usabilidade, Sistema Metroviário, Mobilidade, Acessibilidade.

Resumo

Este artigo apresenta diretrizes universais que possibilitam a avaliação da usabilidade de qualquer sistema metroviário. Entende-se por “usabilidade” a relação entre usuário, tarefa, interface; equipamento e demais aspectos do ambiente onde o usuário utiliza o sistema. Partiu-se de teorias relacionadas a Ergonomia e Usabilidade e a Acessibilidade e Mobilidade para a definição de indicadores a serem considerados. Criou-se um modelo que leva em consideração o referencial teórico, a percepção dos usuários e a visão que o órgão gestor tem em relação à usabilidade oferecida por ele, incluindo desde a motivação para o deslocamento, passando pela caminhada antes de chegar na estação e pela viagem dentro dos “carros” do metrô, até o momento em que o usuário circula fora da estação já próximo de seu destino final. Tais diretrizes estão calcadas na tríade acessibilidade-localização-permanência, associando-a à tomada de decisão do usuário e, a dados relativos ao perfil do usuário, ao ambiente construído e ao “carro” do metrô.

Biografia do Autor

Martha Veras Rodrigues, Universidade de Brasilia - UnB; Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produção

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professora Adjunta da Universidade de Brasília - UnB, na Faculdade de Tecnologia - FT, Curso de Engenharia de Produção. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Ergonomia Cognitiva e Ergonomia de Software para Educação a Distância, Teletrabalho e Comunicação Organizacional.

Eliezé Carvalho, Universidade de Brasília Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-graduação em Transportes - PPGT

Possui graduação em Administracao de Empresas pela Faculdade de Administracao de Brasilia (2008), graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Transportes pela Universidade de Brasília (2015). Atuou como professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília- UNB e Professor do Programa de Pós-Graduação em Transportes da UnB. É Analista em Infraestrutura de Transportes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Infraestrutura, planejamento de Transportes, atuando principalmente nos seguintes temas: multimodalidade, gestão ambiental, meio ambiente, hidrovias, transportes terrestres e aviação civil.

Talita Silva, Universidade de Brasilia - UnB; Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia de Produção

Aluna do Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Brasília - UnBPesquisadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília - PIBIC/UNB 2020-2021

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Publicado

2020-12-02