Relatos sobre Trabalho Intermitente para profissionais de Secretariado Executivo

Autores

  • Yulle Virgínia Carvalho Barbosa Damasceno Centro Universitário Projeção
  • Jackeline Monteiro Sousa Centro Universitário Projeção https://orcid.org/0000-0003-4255-3685
  • Leila da Cruz Silva de Magalhães Instituto Brasil- Pesquisa Educação
  • Michelle Pereira Soares Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Secretariado Executivo, Competências, Trabalho Intermitente, Prestação de Serviços, Mercado de Trabalho.

Resumo

As organizações passaram por significativas mudanças nas últimas décadas, exigindo dos profissionais de Secretariado Executivo o desenvolvimento de novas competências, que vão além do conhecimento técnico. Assim, no mercado de trabalho brasileiro foram inseridas grandes modificações nas relações trabalhistas, proporcionando ao empregador realizar novas modalidades de contrato de trabalho por ocasião da promulgação da Lei nº. 13.467/17, popularmente conhecida como Reforma Trabalhista. Dentre as alterações, a implantação de uma nova modalidade de contratação de mão de obra intitulada como trabalho intermitente. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo que tem por objetivo geral analisar o profissional de Secretariado Executivo como trabalhador na modalidade intermitente. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário eletrônico para graduados em Secretariado Executivo que atuam na modalidade intermitente. Os resultados mostram que mesmo saindo da informalidade ou até mesmo retornando ao mercado de trabalho, os respondentes, ainda assim, consideram mais vantajoso o contrato de trabalho convencional.

Biografia do Autor

Yulle Virgínia Carvalho Barbosa Damasceno, Centro Universitário Projeção

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pelo Centro Universitário Projeção.

Jackeline Monteiro Sousa, Centro Universitário Projeção

Coordenadora de Curso Superior. Professora e orientadora de TCC no Curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Centro Universitário Projeção, Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Faculdade Jesus Maria José (2011). Possui Especialização em Formação Docente para o Ensino Superior (2014). Atua como parecerista de Cursos Técnicos em Secretariado para a Secretaria de Educação do DF. Membro do Comitê de Secretariado Executivo do DF, COMSECDF. Realiza pesquisa na área do secretariado.

Leila da Cruz Silva de Magalhães, Instituto Brasil- Pesquisa Educação

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata - Argentina. Graduada em Secretariado Executivo Bilíngue pelas Faculdades Projeção, Licenciada em Filosofia Plena pelo Instituto de Ensino Superior do Centro Oeste ? IESCO e Pós-Graduada em Metodologia e Filosofia para o Ensino Religioso, pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá ? Rio de Janeiro. Trabalhou no Governo do Distrito Federal por 10 anos. Elaborou e executou projetos voltados para a valorização dos povos historicamente discriminados. Trabalhou como Assessora de Comunicação e palestrou em campanhas para a valorização do povo negro. Atuou como Secretária Executiva em 3 Conferências Internacionais para a valorização da mulher. Elaborou e executou projetos para a introdução de dois filmes marroquinos no Festival de Gramado, no Rio Grande Sul em 2010. Realizou entrevistas como repórter especial na área diplomática para o jornal News Flashes ? Nacionais e Internacionais. Atuou como professora de Filosofia no Centro Educacional Stella Maris, em Taguatinga ? DF e na Escola Técnica Cetesi. Trabalhou como Secretária da Diretoria da empresa de transporte público coletivo Viação Piracicabana ? DF, que pertence ao Grupo Glarus S.A. Atuou de 2017 a  2019 como professora do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue do UniProjeção, em Taguatinga Norte.

Michelle Pereira Soares, Universidade de Brasília

Secretária Executiva e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB. Especialista em Gestão Universitária também pela Universidade de Brasília e Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional ? Uninter. Atuando na Biblioteca da Universidade de Brasília, no setor de Comutação Bibliográfica, atendendo pesquisadores de todo o Brasil. Também fui coordenadora da educação superior, no curso de Secretariado Executivo, coordenando turmas, avaliações e equipes de professores, além de ministrar as disciplinas Práticas Secretariais, Gestão de Eventos, Atendimento e Introdução à Arquivologia e Introdução à Administração. Na educação técnica, trabalhei com turmas voltadas para formação de secretariado escolar, cursos FIC (de curta duração) e técnico em secretariado. Por fim, carreira internacionalizada com atuações na Universidade de Ohio/EUA e no IPPDH na Argentina. 

Downloads

Publicado

2020-12-02