A influência do layout de um supermercado no comportamento dos consumidores

Autores

  • Camila Souza Andrade Faculdade Projeção
  • Jose Airton Mendonça de Melo Faculdade Projeçao
  • Marcelo Magno Rocha do Nascimento

Palavras-chave:

Layout, comportamento do consumidor, marketing de varejo, supermercado.

Resumo

As empresas do ramo varejista brasileiro são um bom exemplo de um mercado consumidor competitivo. São competitivas aquelas organizações que estudam o comportamento e conhecem a necessidade de seus clientes, com vistas a satisfazê-los e a induzi-los a novos desejos. Este artigo objetivou analisar como o layout de um supermercado pode influenciar no comportamento de compras de seus consumidores. Para tanto, foram realizados um levantamento bibliográfico sobre marketing de varejo, layout e comportamento do consumidor e uma pesquisa de campo com os clientes do supermercado, a fim de identificar o seu perfil socioeconômico e sua opinião sobre a qualidade dos bens e serviços prestados, o layout e os fatores de decisão. A pesquisa foi aplicada a 189 consumidores do supermercado em estudo. Como resultados da pesquisa identificou-se que, segundo a  percepção do cliente, o layout do supermercado não é o único fator determinante no seu processo de decisão de compra; que há muitos pontos negativos, entre eles o próprio layout; e que há pontos positivos como a fidelização do cliente, decorrente da qualidade do atendimento prestado por proprietários e funcionários da empresa. Espera-se com esses achados proporcionar à empresa um diagnóstico sobre o que deve ser melhorado na organização, de forma a aumentar o seu poder de concorrência, a satisfazer e a encantar a sua clientela, e que o trabalho contribua para que outras organizações possam realizar o diagnóstico aqui efetuado.

Biografia do Autor

Camila Souza Andrade, Faculdade Projeção

Graduada em Administração de empresas pela UniProjeção. Atualmente graduanda do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Pitágoras Unopar, pós-graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cruzeiro do Sul e MBA em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela Faculdade UNIBF.

Jose Airton Mendonça de Melo, Faculdade Projeçao

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). É funcionário do Banco do Nordeste e professor das Faculdades Projeção. Experiência acadêmica em disciplinas quantitativas e financeiras dos cursos de Economia, Administração e Ciências Contábeis. Experiência em elaboração e viabilidade socioeconômica de projetos de infraestrutura, de turismo e de meio ambiente. Publicações em turismo, saneamento básico e regulação

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Publicado

2020-12-02