Expatriação profissional: Expectativas e desafios para o secretariado executivo

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, Expatriação, Secretariado executivo, Interculturalidade.

Resumo

A globalização e as transformações dos meios de comunicação foram essenciais na expansão de organizações para além das suas fronteiras, o que levou ao deslocamento de profissionais de alta qualificação para outras nações, sendo assim conhecidos como profissionais internacionalizados. Apesar de ser um tema de muita relevância para os profissionais na área de secretariado executivo, a expatriação ainda é um tema desconhecido por muitos secretários, tornando-se importante evidenciar as competências profissionais desenvolvidas diante desse processo. Objetivou-se nesse trabalho descrever as expectativas e dificuldades que profissionais em secretariado executivo enfrentam ao serem expatriados. Esse estudo foi dividido em duas partes: na primeira, foi realizada uma revisão de literatura que consistiu no levantamento de informações disponíveis acerca da temática; na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa de campo por meio de um questionário direcionado a estudantes e profissionais da área secretarial. Nos resultados pode ser verificado que a maioria dos participantes da pesquisa nunca obteve alguma experiência profissional fora do país, contudo, mostrou-se aberta a essa oportunidade, considerando algo relevante para a profissão e se sente preparada para uma possível expatriação. Apontaram como principais desafios a fluência em outro idioma e a adaptação profissional e cultural.

Biografia do Autor

Izabela Leite Duarte, Faculdade Projeção

Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela Faculdade Projeção (2019).

Jackeline Monteiro Sousa, Centro Universitário Projeção

Professora no Curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Uniprojeção, é graduada em Secretariado Executivo pela Faculdade Jesus Maria José (2011). Possui Formação Docente para o Ensino Superior. Atua como parecerista de Cursos Técnicos em Secretariado pela Secretaria de Educação do DF.

Noemia de Morais Santos, Universidade de Brasília

Possui graduação em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (2006) e mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (Psto) pela Universidade de Brasília (2016). Atualmente é secretária executiva da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas e Privadas. Atualmente é doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura.

Downloads

Publicado

2020-01-17