Uma análise da implantação da Gestão da Qualidade na Polícia Militar do Distrito Federal

Autores

  • Leandro Rodrigues Doroteu Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0003-3027-5307
  • Marcilene Cordeiro Gomes Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Nilton César Lima Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade. Administração Pública. Eficiência. Modernização. Indicadores.

Resumo

Dentre os serviços públicos de responsabilidade do Estado a segurança é um dos que mais tem ocupado a agenda de discussões no ano de 2018. Dessa forma, melhorar a eficiência da gestão nos órgãos encarregados dessa atividade é uma forma de atender anseios da sociedade. A Polícia Militar do Distrito Federal desde o ano de 2010 elencou em seu planejamento estratégico a implantação da Gestão da Qualidade como uma forma de mensurar e aperfeiçoar seus serviços e processos. O presente trabalho teve como objetivo analisar a Gestão da Qualidade na organização pública. Para isso, buscou compreender a evolução histórica dos estudos e experiências de Gestão da Qualidade no Setor Público. Utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental para se construir um referencial teórico, questionário e grupo focal para colher a percepção dos gestores públicos foco da pesquisa. Como resultado percebeu-se que a implantação e disseminação da Gestão da Qualidade na Polícia Militar do Distrito Federal, apesar de oito anos de seu início formal, encontra-se em fase inicial.

Biografia do Autor

Leandro Rodrigues Doroteu, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor da Faculdade Projeção (FAPRO) Doutorando em Ciências Contábeis (UFU); Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação para Transferência de Tecnologia (UnB); Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Processos Acadêmicos e em Formação Docente para Educação a Distância. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito, pedagogia e Letras.

Marcilene Cordeiro Gomes, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio do Ceará (2014). MBA em Gestão Empresarial - Faculdade Estácio do Ceará (2016). Pós em Direito Publico - Unyleya Brasília / DF (2018) Estudante de Direito - Universidade de fortaleza- UNIFOR (1° Semestre) Experiência de 03(três) anos em Recursos Humanos e 07(sete) anos trabalha com Propriedade Industrial ( Marcas, Patentes, Desenho Industrial, Indicação Geográfica, Programa de Computador, Transferência de Tecnologia, Topografia de Circuito, Informação tecnológica de Patentes). Desde 2014 trabalha no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial em Brasilia, exercendo função de Assistente Administrativa - Encarregada do recebimento, classificação, registro, distribuição, expedição e tramitação de documentos e atendimento ao publico, orientando-os sobre os serviços prestados pelo Órgão em Propriedade Industrial. Atualmente está lotada na regional do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial em Fortaleza.

Nilton César Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo. Especializações em Planejamento Tributário, Auditoria, Contabilidade e Controladoria. Graduações em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Atuações profissionais em organizações industriais farmacêutica e de tecnologia genética. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, onde também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis. Líder do Grupo de Estudos em Avaliação Econômico-Financeira & Inovações Decisórias, com pesquisas abrangendo: Avaliação Econômico-Financeira, Planejamento Tributário, Governança e Accountability. Avaliador do Inep/MEC e Revisor de Itens BNI/Enade do curso de Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2020-01-17