Franchising como estratégia de crescimento: um estudo de caso em uma academia de musculação em Sobradinho-DF

Autores

  • Levi Sobrinho Guerra Figueiredo Faculdade Projeção
  • José Airton Mendonça de Melo Uniprojeção

Palavras-chave:

Franchising. Estratégia. Crescimento. Vantagem competitiva

Resumo

As empresas buscam cada vez mais aumentar sua rede de clientes com o propósito de expandir o mercado e ganhar vantagem competitiva sobre seus concorrentes, e o franchising tem representado uma estratégia importante para o desenvolvimento de novos mercados quando a empresa já possui um negócio bem-sucedido e uma marca reconhecida. Neste contexto, este artigo objetiva entender como o franchising pode representar um estratégia eficaz de crescimento para uma academia de musculação. Para tanto, realizou-se um estudo de natureza qualitativo-descritiva, que utilizou como técnicas de pesquisa, o levantamento bibliográfico e um estudo de caso, e aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa contribui para saber que o franchising pode aumentar a vantagem competitiva pelos serviços exclusivos da empresa, pelas facilidades de expandir o negócio com baixo custo e modelo pronto em um mercado ascendente, o que pode contribuir para a cultura empreendedora e pela importância do franchising ter como princípio o desenvolvimento de um planejamento estratégico para viabilizar o negócio.

Biografia do Autor

Levi Sobrinho Guerra Figueiredo, Faculdade Projeção

Graduado em Administração pela Faculdade Projeção, em 2018. É atendente técnico desde junho 2013, desempenhando atividades de atendimento receptivo (telemarketing) e em Web. Atualmente é funcionário da BrBPO, empresa contratada pelo Ministério da Educação. Disposto a aprender coisas novas e ser reconhecido. As qualificações se resumem em ser responsável, dedicado, preciso e facilidade em trabalhar em equipe.

José Airton Mendonça de Melo, Uniprojeção

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é analista do Banco do Nordeste do Brasil S/A e professor da Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção, UniProjeção. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, demanda de água, preços não-lineares e pesquisa operacional.

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Publicado

2020-01-17