Um estudo reflexivo sobre o fenômeno das fusões e aquisições na Educação Superior Brasileira
Palavras-chave:
Fusões e Aquisições na Educação Superior, F&A, M&A, Oligopolização Educacional, Grupos Consolidadores.Resumo
Este estudo apresenta uma análise bibliográfica de obras nacionais publicadas nos últimos cinco anos acerca das estratégias de Fusões e Aquisições – F&A’s no cenário da Educação Superior Brasileira. O estudo se propõe ainda analisar os indicadores financeiros dos grupos consolidadores da Educação Superior Brasileira como o Earnings Before Interest, Taxes, Depresiation and Amortization – EBITDA, o Lucro Líquido, o Ativo Total e o Histórico do valor da ação nos últimos cinco anos. A análise bibliográfica foi desenvolvida por meio da operacionalização de um software de análise qualitativa chamado MAXQDA. O tratamento dos dados deu-se a partir do desenvolvimento do sistema de codificação, identificação de conceitos pré-mapeados, categorização e análise. Constructos relacionados à estratégia de F&A como Conceito, Efeitos, Necessidades, Competitividade, Risco e Consolidação serão discutidos à luz do mapeamento bibliográfico objetivando entender qual a concepção dos autores que fomentam o desenvolvimento teórico nacional acerca do fenômeno das F&A’s. A análise dos indicadores financeiros foi realizada por meio de consultas aos veículos de informações oficiais relacionados aos grupos consolidadores como websites institucionais, de crítica especializada e da bolsa de valores. Por meio das considerações finais do estudo é possível perceber que o processo de F&A na Educação Superior Brasileira caracteriza-se enquanto uma estratégia rentável e que, se consideradas suas particularidades, pode garantir a perenidade das holdings envolvidas no processo.Downloads
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