Gestão financeira e de marketing nas microempresas - um estudo de caso sobre dificuldades dos empreendedores de Cabeceiras de Goiás-GO

Autores

  • Gleiciele da Silva Freitas Projeção Sobradinho
  • José Airton Mendonça de Melo Uniprojeção e Faculdade Projeção Guará

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento. Gestão financeira. Microempresas.

Resumo

O objetivo do estudo é identificar e analisar possíveis fatores relacionados à gestão financeira e de marketing que dificultam o desenvolvimento de microempresas na cidade de Cabeceiras de Goiás-GO. A pesquisa se caracteriza, quantos aos fins, como descritiva, onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Enquanto os procedimentos utilizados na coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo. Foi aplicado um questionário a 25 microempreendedores daquela cidade. Com base no resultado da análise, foi possível identificar que os principais entraves ao crescimento de microempresas estão na gestão financeira e de marketing, refletidos pelas dificuldades de distinção entre recursos da empresas e recursos pessoais, de acesso ao crédito bancário, de adimplência e de fidelização da clientela.Mais da metade dos entreO objetivo do estudo é identificar e analisar possíveis fatores relacionados à gestão financeira e de marketing que dificultam o desenvolvimento de microempresas na cidade de Cabeceiras de Goiás-GO. A pesquisa se caracteriza, quantos aos fins, como descritiva, onde os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Enquanto os procedimentos utilizados na coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e um levantamento de campo. Foi aplicado um questionário a 25 microempreendedores daquela cidade. Com base no resultado da análise, foi possível identificar que os principais entraves ao crescimento de microempresas estão na gestão financeira e de marketing, refletidos pelas dificuldades de distinção entre recursos da empresas e recursos pessoais, de acesso ao crédito bancário, de adimplência e de fidelização da clientela.Mais da metade dos entrevistados detém até o ensino fundamental, o que permite compreender por que os microempreendedores pouco utilizam ferramentas eletrônicas, dando preferência a anotações em caderno, ou ainda por que poucos elaboram planos de negócio.vistados detém até o ensino fundamental, o que permite compreender por que os microempreendedores pouco utilizam ferramentas eletrônicas, dando preferência a anotações em caderno, ou ainda por que poucos elaboram planos de negócio.

Biografia do Autor

Gleiciele da Silva Freitas, Projeção Sobradinho

Graduado em Administração pela Faculdade Projeção de Sobradinho-DF

José Airton Mendonça de Melo, Uniprojeção e Faculdade Projeção Guará

Possui graduação em Economia pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é analista do Banco do Nordeste do Brasil S/A e professor da Escola de Negócios do Centro Universitário Projeção, UniProjeção. Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Economia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, demanda de água, preços não-lineares e pesquisa operacional.

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Publicado

2019-08-18