Treinamento e desenvolvimento de novos vendedores aplicado ao varejo
Palavras-chave:
Atendimento, Treinamento, Vendas, Individualização, VarejoResumo
As mudanças no varejo dado ao grande acesso à informação, sobretudo pelos clientes, vêm tornando o atendimento a arte de encantar. As lojas que oferecem o atendimento como diferencial precisam investir na área de treinamentos. Os efeitos negativos da constante troca de vendedores podem ser amenizados através de uma rápida reposição, não somente em quantidade, mas também em nível de qualificação. O artigo tem como objetivo discorrer sobre a necessidade de prover treinamento, para os novos vendedores, de forma ágil, eficiente e eficaz, para potencializar os resultados obtidos pela empresa através de um atendimento de excelência. Para obtenção dos dados foi aplicado questionário impresso a fim de conhecer a realidade dos novos vendedores e também visualizar a percepção dos gerentes e dos novos entrantes na relação: treinamento x desempenho x motivação. O estudo mostrou que os colaboradores qualificados se sentem motivados e consequentemente menos propensos a trabalhar em outro varejista similar. Ficou demonstrado que tanto gerentes, quanto vendedores, acreditam que o treinamento, aliado ao “feedback” constante, são fundamentais para a obtenção de melhores resultados. A falta de conhecimento sobre produtos é a maior deficiência dos novos vendedores, que por sua vez, se mostram abertos aos mais variados tipos de obtenção de conhecimento. A pesquisa mostrou que a empresa precisa assumir o papel de desenvolvedor profissionais, porém, os gerentes, maiores responsáveis por tal papel, demonstraram por vezes querer terceirizar a função. Quanto mais rápido e mais qualificado for o treinamento dos novos vendedores, melhores serão os resultados para a organização.Downloads
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