GESTÃO AMBIENTAL: MODELO ECP-AMBIENTAL COMO MÉTODO EFICAZ DE ANÁLISE DAS CONDUTAS AMBIENTAIS – ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS

Autores

  • Gabriela da Silva Schroer UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS
  • Carla Rossi Castilho
  • Jaqueline Leopoldo Rebelo Barbosa
  • Paloma de Mattos Fagundes

Palavras-chave:

Gestão ambiental. Conduta ambiental. ECP-Ambiental

Resumo

O efeito estufa, o aquecimento global e as mudanças climáticas são temas cada vez mais debatidos entre sociedade, órgãos governamentais e não governamentais. Os efeitos são graves, com grandes prejuízos ao meio ambiente e à vida da população. Foi realizada uma pesquisa exploratória através de uma entrevista com o Diretor da Secretaria de Meio Ambiente, e um questionário respondido por 13 empresas da região, causadoras de impacto ambiental. Verificou-se que a gestão ambiental baseia-se na legislação municipal, e possui programas de incentivo às boas práticas de sustentabilidade ambiental urbana, com condutas voltadas a redução de impactos de melhoria da qualidade de vida. As empresas pesquisadas foram classificadas com condutas ambientais entre fortes e intermediárias, conforme o modelo de avaliação ECP-Ambiental. Por fim, percebe-se que, apesar das condutas muitas vezes inadequadas, todas as empresas pesquisadas reconhecem a importância de uma gestão ambiental eficiente, e percebem vantagens competitivas e a possibilidade de atingir novos mercados nacionais e internacionais.

Biografia do Autor

Gabriela da Silva Schroer, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA/RS

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria/RSEspecialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (em andamento)

Downloads

Publicado

2018-08-25