Liderança feminina em empresas do agronegócio

Autores

  • Jozerlei Fortes Brandão Faculdade Meridional- IMED
  • Jandir Pauli Faculdade Meridional (IMED)
  • Alissa Bilhar Faculdade Meridional (IMED)
  • Manueli Tomasi Faculdade Meridional (IMED)

Resumo

O objetivo de estudo é explorar os atributos individuais e barreiras culturais para o exercício da liderança feminina em empresas do setor do agronegócio. Para isto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório com nove mulheres que atuam em funções de liderança nestas organizações. Para coleta das informações foram realizadas entrevistas semiestruturadas e as informações tratadas com a utilização da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as mulheres líderes direcionam sua liderança para o relacionamento da equipe, sugerindo que as qualidades necessárias para isto são a capacidade de diálogo, motivação, democracia e respeito. Entre as barreiras, o machismo apresenta-se como aspecto cultural saliente na percepção das participantes, evidenciando que neste setor a desigualdade de gênero persiste, mesmo com a ampliação gradual da participação feminina em cargos estratégicos destas empresas.

Downloads

Publicado

2018-08-25