A APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING NA GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Camila Cabrera Gomes Universidade Federal de Pelotas
  • Luciane Silva Gomes Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Competitividade, Inovação, Diferencial, Design Thinking, Gestão de Pessoas

Resumo

Em um cenário cada vez mais competitivo, a maneira como se lida com a gestão de pessoas não é mais suficiente, é necessário diferenciar-se através da capacidade de inovação. Como forma de gerar soluções inovadoras surge um método diferente de gerar ideias, adequando as necessidades da empresa. Este estudo, tem como objetivo analisar como o design thinking pode ser aplicado a gestão de pessoas em uma empresa na cidade de Bagé/RS. O design thinking traz uma nova abordagem criativa, transformando os problemas em soluções que pode ser adaptado em qualquer organização, é uma nova abordagem para geração e evolução das ideias. Suas fases ajudam a identificar e construir soluções, mostra que é possível criar mudanças e pensar a direção do futuro desejável. Este trabalho aborda uma pesquisa descritiva e um estudo de caso realizado em uma empresa de Bagé/RS, aprofundando o conhecimento sobre o tema e suas contribuições aplicado a gestão de pessoas. Conclui-se, uma reestruturação na forma de gestão da empresa, investindo em uma gestão mais estratégica, levando em conta que os colaboradores são parceiros do negócio e que são de extrema importância para que resultados melhores sejam alcançados.

Biografia do Autor

Camila Cabrera Gomes, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais na Universidade Federal de Pelotas. Pós-Graduada em Gestão Empresarial. Graduada em Administração pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (2016).  Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: organização, empreendedorismo social, análise de demanda, capacidade produtiva, capacidades dinâmicas, gestão de pessoas, inovação, design thinking e gestão do conhecimento.

Luciane Silva Gomes, Universidade Federal de Pelotas

raduada em Administração de Empresas com habilitação em Marketing pela Universidade Católica de Pelotas (2005). Pós Graduada no curso de Gestão Educacional pelo Senac/RS e em Gestão Estratégica de Negócios - Anhanguera Educacional. Mestranda no Programa de Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, pela UFPEL. Consultora empresarial em Gestão, Recursos Humanos e Marketing. Professora dos curso de Administração, Gestão de Marketing e Gestão de Recursos Humanos e Relações Internacionais do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé Ltda - Faculdades IDEAU Bagé. Delegada do CRA - Seccional Campanha.

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Publicado

2018-08-25