O Terceiro Setor no Brasil e sua relação com a economia nacional

Autores

  • Alessandro Aveni Universidade de Brasília
  • Sônia Marise Salles Carvalho Universidade de Brasília
  • leandro rodrigues doroteu Centro Universitário Projeção; Universidade de Brasília. http://orcid.org/0000-0003-3027-5307
  • Andrei Simão de Mello Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Economia, Desenvolvimento, Sociedade, Finanças.

Resumo

O trabalho mostra, com uma pesquisa bibliográfica exploratória, as relações do terceiro setor com o estudo da economia e em particular das contas nacionais com objetivo de esclarecer as ligações e os problemas de avaliação dos impactos econômicos nos setores público, privado e da sociedade civil. Não existe uma conta especial no orçamento público brasileiro destinado especificamente para o financiamento ou subvenção ao terceiro setor. O que resulta é que não há uma avaliação de seu impacto nas contas públicas, mas somente de método estatístico que levanta dados sobre emprego e impactos econômicos. Não há uma inserção no PIB brasileiro. Este estudo sugere uma maior reflexão sobre uma análise econômica do terceiro setor no Brasil e seus impactos econômicos. Pesquisa exploratória, em relação à análise dos dados é qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. O principal resultado é que a economia deste setor não é definida em maneira clara usando todas as variáveis econômicas possíveis.

Biografia do Autor

Alessandro Aveni, Universidade de Brasília

Bacharel em administração UNB e Doutor em Administração reconhecido equivalente ao doutorado em Administração da UNB. Mestre em Geografia no programa de PPGEA da UNB (2011), pós graduado em Estratégia empresarial na FGV (2007) Possui doutorado em Scienze Politiche - Universitá Statale di Milano (1999) e doutorado em Administração - Universitá Commerciale Luigi Bocconi (1982) na Itália. Tem experiência de trabalho na Itália entre 1985 e 2005 na área de Administração de empresas, com ênfase em administração estratégica e planejamento na logística do grupo Royal Dutch Shell (distribuição carburantes) , atuando principalmente em: logística, gestão de projetos, orçamento e planejamento, sistemas de informações empresariais, empreendedorismo, finanças,,responsabilidade, e avaliação ambiental estratégica. Entre outros cargos foi gerente de projetos, gerente de desenvolvimento da rede comercial, gerente de planejamento e controle na Royal Dutch Shell e responsável de TI (projetos) em sociedades de consultoria e em Bancos na Itália. No Brasil entre 2005 e 2014 atuou como professor visitante na UNB na área de administração (analise de sistemas, orçamento, finanças e matemática financeira) e por 5 anos no ensino a distância na UNB. Professor visitante de empreendedorismo no CDT/UnB em 2013 e 2014 , foi também instrutor de ensino de empreendedorismo entre 2007, 2013 e 2015. Foi professor de administração ( administração estratégica, empreendedorismo e responsabilidade social, gestão de custos) na UEG entre 2009 e 2010. Em 2017 voltou no CDT-UNB como professor de empreendedorismo, e apoio a multiincubadora. Entre 2007 e 2017 participou como instrutor em cursos a distância de Admnistração (projetos, empreendedorismo, inovação e tecnologia,marketing, estratégia e gestão produção) e de Geografia (geografia humana, urbana e planejamento). Gestão terceiro setor (faculdade Processus) Entre 2012 e 2014 foi estagiário (estágio docente) no departamento de Geografia UnB é pesquisador nos temas de geografia urbana, geografia econômica, geografia de transportes. Entre 2015 e 2017 está atuando como professor temporário na área de administração pública (projetos, organização e terceiro setor) na faculdade Processus. è coordenador pedagógico de projetos EAD. Em 2014 foi contratado como pesquisador na IPEA - projeto: Rede Urbana do Brasil, onde atua ainda como pesquisador nas áreas estatísticas e geoprocessamento usando QGIS. Pesquisador do grupo Inovação e pesquisa em transportes - GIPT no CNPQ. http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0240310NX9IPZB.

Sônia Marise Salles Carvalho, Universidade de Brasília

Doutora em Sociologia pela Programa de Pós-graduação do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Brasília/UnB (2008). Mestrado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991). Professora da Universidade Federal do Amazonas em exercicio provisório na Universidade de Brasília-UnB.Pesquisadora na área de Sociologia do Trabalho e Sociologia Clínica. Pesquisadora do campo da Economia Solidária no Brasil. Coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social e Inovação no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Diretora Executiva da Rede Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Mundo do Trabalho/ UNITRABALHO. Membro da Associação de Pesquisadores de Economia Solidaria/ABPES.

leandro rodrigues doroteu, Centro Universitário Projeção; Universidade de Brasília.

Professor do Centro Universitário Projeção (UniProjeção) Mestre em Linguística (UNIFRAN) e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CAES). Especialista em Direito Público, Docência do Ensino Superior e Direito Empresarial. Tem graduação em Curso de Formação de Oficiais pela APM PMDF, graduação em Direito e Letras.

Andrei Simão de Mello, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2011). Mestrando em Administração na linha de pesquisa Propriedade Intelectual e Inovação para a Transferência de Tecnologia (PROFNIT).

Downloads

Publicado

2018-08-25