Reflexões acerca da abrangência dos serviços oferecidos pelos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas à população do Distrito Federal

Autores

  • Paulo Henrique Fernandes Marinho Faculdade Projeção

Resumo

Este estudo aborda fragmentos da evolução do uso de drogas na sociedade contemporânea, tópicos introdutórios relacionados à criação dos serviços de atenção a usuários de entorpecentes na figura dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS–AD) e dados da realização de uma pesquisa de natureza descritiva quantitativa. O objetivo principal deste artigo diz respeito ao desenvolvimento de análise quantificada acerca da abrangência dos CAPS–AD nas Regiões Administrativas (RA) do Distrito Federal (DF). Foram identificadas três deficiências importantes quanto à abrangência do serviço de atenção a toxicodependentes de substâncias lícitas e ilícitas no DF: i) alcance limitado a menores de 18 anos, ii) comprometimento nas redes de suporte de algumas regiões administrativas devido ao baixo quantitativo de CAPS-AD por região e iii) sobrecarga em alguns centros pela quantidade de regiões a serem alcançadas .  

Biografia do Autor

Paulo Henrique Fernandes Marinho, Faculdade Projeção

Paulo Henrique F. Marinho formou-se em Psicologia pela Universidade Paulista Campus Brasília no ano de 2013. Psicólogo Educacional, atua em instituição privada de Educação Superior.

Downloads

Publicado

2017-08-02

Edição

Seção

Artigo Original