A redução fenomenológica de Husserl e o véu da ignorância de Rawls

Autores

Resumo

Neste artigo, propõe-se analisar as indagações filosóficas de Edmund Husserl e Jonh Rawls. Os autores, o primeiro, alemão, nascido no século XIX, estabeleceu a escola da fenomenologia; já o segundo, americano, nascido no século XX, escreveu, em 1971, sua grande obra A Theory Of Justice, livro este que foi reexaminado e aprofundado em sua obra Polítical Liberalism. Para este texto, focaremos nos livros Uma Teoria da Justiça e O Liberalismo Político de John Rawls, com especial atenção no Véu da Ignorância, por ele proposto; na obra de Edmund Husserl, daremos maior atenção à Redução Fenomenológica ou Epoché. Buscaremos analisar se há ou não similitudes entre as teorias e se houve influência de Husserl na obra de John Rawls.

Biografia do Autor

Marcio Morais de Sousa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos Centro Universitário Projeção

Mestrando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Direito Constitucional Aplicado pela Universidade Gama Filho. Bacharel em Direito. Diretor Administrativo e Professor no Centro Universitário UniProjeção. Currículo disponível em <http://lattes.cnpq.br/0143175183038608>. Contato: [email protected].

Matheus Passos Silva, Universidade de Lisboa Centro Universitário Projeção

Doutorando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Pesquisador voluntário do CEDIS da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Professor no Centro Universitário UniProjeção. Pesquisador CAPES – Proc. Nº 1791/15-0. Currículo disponível em <http://goo.gl/nxFs34>. Contato: [email protected].

Downloads

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Dossiê - PPG Filosofia UNISINOS