O Ensino da Filosofia
Resumo
Este artigo tem como objetivo estudar a importância do ensino da disciplina de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental na maioria das escolas. Será abordada a história da filosofia e seus conceitos, a ação de filosofar, como iniciou a filosofia no Brasil e a história da filosofia na educação brasileira. Tentarei esclarecer a importância do ensino da filosofia e as políticas pedagógicas do ensino da filosofia nos anos iniciais. Pesquisei também a postura e atuação do professor de Filosofia, a necessidade da formação continuadas e algumas metodologias na aplicação dos conteúdos filosóficos. Na conclusão, foi explicitado a importância de ensinar a criança a cultivar pensamentos com autonomia, reflexivos, questionadores para que consigam formar conceitos e defender o seu ponto de vista.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.