Acesso à educação superior: tentativas de democratização do ensino em uma quase democracia

Autores

  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Faculdades Projeção
  • Shirley da Silva Portes
  • Adriana Mesquita da Silva
  • Jonathan Rosa Moreira

Resumo

Este ensaio apresenta algumas mudanças no sistema de ingresso na educação superior brasileira, principalmente, pela operacionalização do sistema de cotas e o advento do sistema de avaliação do ensino médio, neste estudo, representado pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Nesse discurso, apontam-se alguns elementos históricos que provocam a reflexão sobre a importância do pensamento social e do resgate das minorias, neste caso, representadas majoritariamente pela população declarada negra, pobre e do gênero feminino. O ensaio foi construído com uma abordagem meramente qualitativa, subsidiada pela técnica de levantamento de literatura. Percebe-se que, mesmo com dificuldades naturais, tanto pela natureza expansionista quanto por serem ações relativamente novas, o sistema de cotas e o exame de avaliação do ensino médio ainda representam tentativas de compensar os prejuízos históricos resultantes da dominação econômica frente à educação e do predomínio recorrente de uma sociedade machista e racista.

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Publicado

2016-09-23