Elizabeth Eisenstein e o estudo da Comunicação

Autores

  • Edimárcia Ramos de Araújo Faculdades Projeção

Resumo

Resumo: Ao estudar os efeitos do surgimento da imprensa na sociedade letrada europeia, Elizabeth L. Eisenstein não se limitou às explicações históricas tradicionais. Ela buscou expandir seu conhecimento para além da História. Segundo ela, é possível observar o passado levando-se em conta o duplo movimento entre o meio de comunicação e as transformações culturais. Entendendo a importância desse pensamento para o campo de estudos da Comunicação, o artigo detém-se a identificar quem é Elizabeth Eisenstein e como surgiu o interesse em estudar a imprensa como um meio de comunicação. Para isso, reconstruiremos a trajetória dessa pesquisadora no campo da História, seu objeto de pesquisa e suas principais publicações. Essa reconstrução da trajetória traçada pela historiadora no início de sua profissão nos guiará para o entendimento do posterior deslocamento de interesse no objeto de pesquisa. Para que esse deslocamento seja bem entendido, teremos que compreender também em que momento se deu esse interesse em estudar a imprensa e como surgiu a ideia de estudá-la como um meio de comunicação. Ao se propor esse desafio, Eisenstein retoma debates epistemológicos importantes em nossa área. Em outras palavras, o trabalho dessa historiadora leva-nos a reflexão do nosso próprio campo de estudo e de como ele é percebido por outros estudiosos. Esse olhar do outro, ou seja, de um outro ponto de vista, traz avanços para a Comunicação, a partir do momento em que podemos não só avaliar nosso papel como campo científico como também questionar sua apropriação por outros saberes na perspectiva de responder a questões que, por vezes, demanda o concurso de mais áreas.Palavras-chave: Elizabeth Eisenstein, imprensa, meios de comunicação, história.

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Publicado

2014-06-01