Práticas educativas aplicadas no presídio feminino do distrito federal como instrumento de ressocialização

Autores

  • Tieta Drummond de Abreu Vestconcursos/Projeção
  • Roberta Valéria Guedes Vestconcursos/Projeção

Resumo

Baixos índices de escolaridade, falta de profissionalização e altos níveis de reincidência criminal, caracterizam os apenados egressos no sistema prisional brasileiro. Diante deste cenário, a busca pela reinserção social de aprisionados tem sido uma constante no país por meio do desenvolvimento de políticas públicas direcionadas, aliadas ao desenvolvimento de projetos educacionais, unindo esforços para transformar esta realidade existente. As mulheres encarceradas são ainda mais afetadas no processo de cumprimento de penas, de forma que o presente estudo tem o seu foco neste público e objetiva refletir sobre a importância da gestão educacional aplicada em um presídio feminino do Distrito Federal, além de questionar se a aplicação de práticas educativas seria um diferencial na ressocialização dessas internas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo básica, com abordagem qualitativa, método hipotético-dedutivo, com objetivo exploratório e um levantamento bibliográfico e documental, concluindo que a educação é sim instrumento fundamental para a reinserção de mulheres encarceradas na sociedade, possibilitando o exercício da cidadania e diminuindo as dificuldades no reingresso ao mercado de trabalho e ainda a reincidência criminal.Palavras-chave: Sistema Prisional. Mulheres encarceradas. Educação. Ressocialização. Gestão Estratégica.

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Publicado

2012-12-01