A relação família-escola em tempos de pandemia da Covid 19

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Resumo

O artigo apresenta uma abordagem sobre a relação família- escola em tempos de pandemia, sendo seu principal objetivo, analisar de que forma a relação dos familiares com a escola, durante a pandemia, afeta no desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Procura-se buscar respostas para esse tema em formulários virtuais realizados com os pais e professores de crianças da educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, além de artigos e documentos diversos para fim de auxílio teórico. A relação família-escola é fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem das crianças seja realizado com sucesso, durante a pandemia, e não haja prejuízo à aprendizagem das crianças. A pandemia trouxe claros prejuízos a este processo, mas, quando pais e professores trabalham de forma conjunta para o processo de aprendizagem das crianças, melhor é para que seja uma educação de qualidade e excelência. Apesar de ser uma relação em que é fundamental para as crianças, ainda não é tratada com seu devido valor. Esse trabalho em conjunto dos pais com a escola, é uma construção que deve ser realizada para que as crianças sejam educadas e alfabetizadas da melhor forma possível. Como proposta metodológica, a aplicação de um questionário eletrônico possibilitou colher dados importantes para essa proposta.  A escola precisa do apoio dos familiares e as crianças precisam de atenção, auxílio, afeto, compreensão dos adultos para que possam realizar as atividades propostas por parte dos professores, a fim de que a educação seja realizada com sucesso mediadas pelas novas tecnologias.

Biografia do Autor

MOISES LUCAS DOS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Doutor em Educação e Comunicação (2011) e Mestre em Arte Contemporânea (2006) pela Universidade de Brasília (UnB) é arte-educador licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2002), atualmente é professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e no Ensino Superior, como professor de cursos de formação de professores (Pedagogia, Letras e Matemática). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, arte-educação, tecnologias computacionais, história, teoria e crítica da arte, cultura visual, artes visuais e dialogismo. Pesquisa metodologias do ensino das artes e produção gráfica de crianças e adolescente. Investiga a construção da identidade mediada pelos processos comunicacionais nas novas mídias, enfatizando abordagens semiótica das visualidades nos ambientes comunicacionais da www. Pesquisa a multimodalidade comunicacional em ambientes virtuais e a metodologia da pesquisa mediada pelas Tecnologias Computacionais na Educação Básica e no Ensino Superior.

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Publicado

2022-08-08

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Artigo Original