A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL COM O LETRAMENTO NO ENSINO ESPECIAL

Autores

  • Carlos Henrique de Almeida Sampaio Centro Universitário Projeção
  • Roberta Valeria Guedes

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência da Unidade Pública de Ensino Especial - UPE de Ceilândia-DF no atendimento de crianças consideradas de educação especial. A instituição campo de pesquisa é uma escola especializada para atendimento complementar a estudantes com deficiência incluídos em escolas regulares e para estudantes com maior grau de comprometimento em caráter exclusivo. Tem como problema de pesquisa qual a importância da escola especial na formação integral de crianças especiais e de que forma o letramento autônomo as prepara para a inclusão social? Metodologicamente é uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico e utiliza o método fenomenológico. O pesquisador conclui que a escola especializada oferta um ensino qualitativo na abrangência da Educação Especial, na medida em que se pauta na valorização das relações interpessoais, no respeito às necessidades destas crianças e, principalmente, no apoio ao desenvolvimento pleno da pessoa com necessidades educacionais especiais por meio de suas superações e de seus talentos.

Downloads

Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original