Estratégias de Alfabetização e Letramento para os Surdos

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • Thaís Regina Moreira Lobeu Centro Universitário UniProjeção

Resumo

Esse artigo tem como principal objetivo entender as estratégias de alfabetização e letramento para os surdos, os procedimentos e métodos que o professor pode incluir dentro do processo de aprendizado dos alunos surdos e compreender  a importância de Libras no processo de alfabetização e letramento, em uma análise feita a partir de um formulário com perguntas diretamente para os surdos, através do Google Forms. A pesquisa, realizada de forma exploratória, visou analisar o processo de alfabetização e letramento de cada docente, os que tiveram dificuldades na alfabetização, e que vivem com isso até hoje. O artigo está dividido em quatro partes, começando pela compreensão da história e educação dos surdos, em seguida o ensino da língua de sinais como o processo de alfabetização, compreendendo as ferramentas que podem ser utilizadas pelo professor no processo de alfabetização e letramento, concluindo com a pesquisa de campo respondida pelos docentes surdos. Como resposta da pesquisa, foi analisado que a maioria dos surdos tem muita dificuldade na Língua portuguesa escrita, e para eles a falta de professores qualificados é muito grande, não basta apenas saber Libras, mas sim ter métodos e estratégias que ensina com clareza.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Thaís Regina Moreira Lobeu, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Pedagogia no Centro Universitário UniProjeção

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Publicado

2021-05-10

Edição

Seção

Artigo Original