Literatura infanto-juvenil: formação do leitor

Autores

  • Ariadne Borges Coelho Centro Universitário Projeção. Membro do Grupo de Pesquisa "Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente"
  • Julia Graziele dos Santos Sousa Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, membro do Grupo de Pesquisa "Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente".

Resumo

Este artigo destaca, primeiramente, a relevância do conceito de leitura e como as práticas de incentivo às crianças, por meio da literatura infanto-juvenil, podem atuar como aliadas na tarefa de formação de leitores críticos e reflexivos. Este estudo visa sublinhar o papel do professor, enfatizando a relevância da escola como espaço de formação do leitor. Por meio da metodologia do estudo bibliográfico, também será enfatizado o dever dos pais no processo de aquisição da leitura. Essa parceria apóia o despertar para a literatura infanto-juvenil, trazendo relevância para a família no processo de aquisição da leitura. Partindo da ideia de que os verdadeiros leitores devem se descobrir e refinar suas escolhas no mundo da leitura, entende-se como é fundamental despertar os alunos para a descoberta dos diferentes gêneros literários, gerando frutos para seus próprios clássicos. COSSON (2018), ZILBERMAN (1998) e CÂNDIDO (2012) contribuirão para este estudo.PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Literatura Juvenil; Educação

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Artigo Original