A INFLUÊNCIA DA MUSICALIZAÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • Maria Catarina Gonçalves Alves Centro Universitário UniProjeção

Resumo

A Música é uma linguagem tão rica em todos os aspectos, que desperta boas vibrações na vida do ser humano, liberdade de expressão, comunicação e socialização. Na Educação Infantil a música tem forte papel de favorecer descobertas e possibilitar vivências na aprendizagem, proporcionando facilidade no desenvolvimento e no processo de Educação. Este artigo tem como objetivo investigar como a música potencializa o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, analisando como a música favorece a aprendizagem e averiguando as práticas pedagógicas desenvolvidas por oito pedagogas, utilizando a música como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa classificada como qualiquantitativa foi realizada em uma Escola Particular do Distrito Federal, cujos dados foram obtidos por meio de aplicação de questionários. O presente trabalho revela que a música faz parte da vida do ser humano e está presente em praticamente todas as situações do cotidiano, portanto, é indispensável à presença da mesma no âmbito educacional, tendo em vista as inúmeras possibilidades de se trabalhar as habilidades dos educandos e tornar as aulas mais criativas, lúdicas e atrativas.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Maria Catarina Gonçalves Alves, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário UniProjeção

Downloads

Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Artigo Original