ENSINO DA GEOMORFOLOGIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO EDUCACIONAL AGROURBANO IPÊ
Resumo
Fazendo parte da competência da geografia física no ensino médio, a geomorfologia é a ciência que busca explicar os diferentes tipos de relevo terrestre e a sua formação. Este artigo busca compreender está ciência e como ela é lecionada no primeiro ano do ensino médio da escola Centro Educacional Agrourbano, para tal, foi elaborada uma pesquisa utilizando o método quantitativo e qualitativo, onde dados foram levantados em forma de questionário e depois analisados com o objetivo de chegar a um resultado. Também foi utilizada a revisão bibliográfica para a melhor compreensão da ciência geomorfológica. A geografia sendo uma ciência que está ligada ao social, o professor tem o dever de utiliza-la de forma que os seus conceitos sobre paisagem, local e espaço sejam utilizados em sala de aula, para que o aluno tenha seu cotidiano como referência. Com base nas normas que regem o ensino da geografia e suas competências, foi possível analisar a partir do livro didático como está o ensino dessa ciência nesse centro de ensino. Com a ajuda dos professores que deram o seu relato para essa pesquisa e com o auxílio dessas diferentes metodologias utilizadas, foi possível chegar ao resultado de que o ensino da geomorfologia está sendo satisfatório, pois o aluno consegue compreender o conteúdo do livro didático, segundo as respostas do questionário. Os resultados obtidos mostram que o ensino está de acordo com o que o livro didático oferece durante o ano letivo.Downloads
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