Psicomotricidade Ferramenta Pedagógica para o Professor no Processo de Alfabetização e Letramento na Educação Infantil

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário Projeção
  • Damiana Girlene Rodrigues da Silva

Resumo

A Psicomotricidade é um instrumento facilitador do processo de Alfabetização e Letramento, é através dela que o corpo humano faz aquisições emocionais, cognitivas e orgânicas, sendo a diminuição do fracasso escolar é um dos objetivos da Psicomotricidade. O presente estudo tem como objetivo analisar como o professor da educação infantil pode utilizar a Psicomotricidade como ferramenta pedagógica para o processo de alfabetização e letramento. Dentro desse contexto, propõe-se uma breve pesquisa bibliográfica sobre o conceito e os objetivos da Psicomotricidade na educação infantil. Busca-se realizar a caracterização de Alfabetização e Letramento, diferenciando-as, onde a Alfabetização é o reconhecimento das letras, o processo de codificar e decodificar e Letramento é o saber fazer uso social dessa habilidade; e a importância da Psicomotricidade na educação infantil, para com isso mostrar como a Psicomotricidade pode auxiliar no processo de Alfabetização e Letramento. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso para coletar dados da realidade inseridos em tal contexto e a pesquisa foi quali-quanti, ou seja, aquela pesquisa que traz características tanto da pesquisa qualitativa quanto da quantitativa (qualitativa é utilizada para análise de situações da realidade social e cultural, sem dados numéricos, já a quantitativa é expressa com dados numéricos e utiliza recursos da estatística para imprimir os resultados). Diante disso, a Psicomotricidade é fundamental ao processo educativo, com o propósito de auxiliar o aluno no seu desenvolvimento escolar.

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Publicado

2020-01-17

Edição

Seção

Artigo Original