Família no processo de ensino-aprendizagem da criança com deficiência auditiva
Resumo
Este artigo propõe refletir sobre a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem da criança com incapacidade auditiva, abordando as possíveis diferenças e dificuldades encontradas por pais ouvintes e surdos na educação de crianças com deficiência auditiva. Num primeiro momento, tendo como fundamentação teórica a obra de Bordenave, apresento a educação infantil, objetivando relacionar o tema com a participação familiar no processo de ensino-aprendizagem da criança com deficiência auditiva. Em seguida, com base nos textos de Quadros, o presente trabalho analisa as possíveis diferenças entre a educação oferecida por pais ouvintes e surdos às crianças com deficiência auditiva. Por fim, segundo Ariès e outros autores, tratam de forma específica as dificuldades enfrentadas pelas famílias na educação de crianças com deficiência auditiva.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.