A Construção do Hábito de Leitura
Resumo
O presente estudo tem como finalidade analisar como o docente pode contribuir na formação do hábito de leitura, tendo como incentivo de forma prazerosa e significativa. Uma das atividades principais que se aprende em sala de aula é a prática da leitura, e o professor pode incentivar a criança já nos primeiros anos de vida escolar. Entende-se que seu incentivo pode ser por meio da literatura, que oferece ao professor, e mesmo ao pesquisador, uma diversidade de temas interessantes e relacionados ao universo de vivência dos alunos. Permitiu apontar a leitura como fonte e base, que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem e na formação cognitiva da criança, demostrando quais as estratégias e recursos utilizados pelos professores para inserir a leitura na prática pedagógica. Foi uma pesquisa de cunho qualitativo, teve como instrumentos de coleta de dados observações não participantes, questionários de perguntas abertas e fechadas com a participação de professores. Verificou-se, neste estudo, que a leitura estimulada a partir da prática de alfabetização e letramento, podendo contribuir para que o aluno seja um cidadão crítico e ativo. A pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola particular localizada no Cruzeiro Velho/DF, que atende às crianças da Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental I. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação não participante e a aplicação de questionários aos professores presentes na instituição de ensino. Verificou-se que os professores buscam trabalhar a leitura em sala de aula, incentivando assim o gosto e a prática pela leitura.Palavras-Chave: Alfabetização; Letramento; Leitura; Incentivo; Hábito.Downloads
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