Leitura, interpretação e produção de textos no ensino superior: uma análise reflexiva a partir do olhar discente

Autores

Resumo

Algumas pesquisas recentes acerca do analfabetismo funcional presente no ensino superior, apontadas pelo Ministério da Educação e outras instituições reconhecidas, apresentam dados que precisam ser considerados no tocante à formação docente. Esses dados, por sua vez refletirão na atuação de nossos alunos, futuros professores. Construído a partir de uma combinação de pesquisa bibliográfica e de campo, o artigo apresenta aspectos teóricos que consideram a alfabetização e o letramento a partir das práticas comunicacionais nos diversos contextos sociais e, ainda, a análise de dados obtidos com a aplicação de um questionário

Biografia do Autor

MOISES LUCAS DOS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIPROJEÇÃO BRASÍLIA

Doutor em Educação e Comunicação (2011) e Mestre em Arte Contemporânea (2006) pela Universidade de Brasília (UnB) é arte-educador licenciado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (2002), atualmente é professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e no Ensino Superior, como professor de cursos de formação de professores (Pedagogia, Letras e Matemática). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, comunicação, arte-educação, tecnologias computacionais, história, teoria e crítica da arte, cultura visual, artes visuais e dialogismo. Pesquisa metodologias do ensino das artes e produção gráfica de crianças e adolescente. Investiga a construção da identidade mediada pelos processos comunicacionais nas novas mídias, enfatizando abordagens semiótica das visualidades nos ambientes comunicacionais da www. Pesquisa a multimodalidade comunicacional em ambientes virtuais e a metodologia da pesquisa mediada pelas Tecnologias Computacionais na Educação Básica e no Ensino Superior.

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Publicado

2020-01-17

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Artigo Original