Literatura e música aliadas no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Ariadne Borges Coelho Centro Universitário Projeção. Membro do Grupo de Pesquisa "Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente"
  • Carlos Evaristo Campos Rocha Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente.
  • Julia Graziele dos Santos Sousa Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente

Resumo

A inquietação inicial deste artigo é descobrir e apresentar como a Literatura pode ser aplicada em sala de aula aliada com a música. A fim de permitir que o processo de ensino-aprendizagem seja, além de efetivo, enriquecedor e agradável, demonstramos que a fruição na Literatura pode ser alcançada, tanto pelo aluno quanto pelo professor, fundamental mediador no desafio de estimular a leitura. Destacamos a importância transformadora que a Literatura possui na construção da personalidade, dos sentimentos e da maneira de encarar o mundo. Evidenciamos a riqueza interartística e interdisciplinar entre a Literatura e Música, analisando os processos de ensino-aprendizagem utilizando a obra de dois poetas: Fernando Pessoa e Hilda Hilst. De forma colaborativa, este artigo foi construído por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, com a aplicação de um questionário aos alunos do Ensino Fundamental II, e aos professores de Língua Portuguesa, Redação e Artes de uma Escola Particular. Os resultados obtidos foram analisados, discorridos e descritos neste artigo. PALAVRAS-CHAVE: Literatura; Música; Fruição; Fernando Pessoa; Hilda Hilst.

Biografia do Autor

Ariadne Borges Coelho, Centro Universitário Projeção. Membro do Grupo de Pesquisa "Arte, Literatura, Comunicação e Formação docente"

Mestra em Letras pela Universidade de Brasília, docente do curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente.

Carlos Evaristo Campos Rocha, Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente.

Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente.  

Julia Graziele dos Santos Sousa, Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente

Discente do curso de Letras do Centro Universitário Projeção, Campus II, membro do Grupo de Pesquisa Arte, Literatura, Comunicação e Formação Docente

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

Artigo Original