METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: OS REFLEXOS NO PROCESSO DE RETENÇÃO E EVASÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • Rodrigo Pelet Nascimento Aquino Centro Universitário Projeção
  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília

Resumo

As metodologias ativas de ensino e aprendizagem podem ter diferentes alcances na trajetória escolar dos estudantes, bem como podem impactar em diferentes constructos da comunidade acadêmica, contribuindo para o engajamento dos estudantes, aprimoramento das experiências acadêmicas e consequente redução da evasão escolar. Este estudo visa compreender em que medida a implementação de metodologias ativas de aprendizagem pode impactar a retenção e evasão de discentes envolvidos. Para tanto, foi realizada uma análise documental a partir dos relatórios e diários de bordos resultantes do projeto de metodologias ativas do Centro Universitário Projeção. Os resultados das variáveis de estudo parecem não influenciar nas relações de preferência pelo curso. Entretanto, a avaliação diagnóstica e a adaptação da metodologia em função do tipo de conteúdo e perfil da turma proporcionaram incremento do desempenho acadêmico.Palavras-chaves: Educação superior; Metodologias ativas; Evasão escolar.

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Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigo Original