As oficinas psicopedagógicas enquanto dispositivo de intervenção do Psicólogo Escolar na Educação Superior: Um relato de vivências

Autores

  • Paulo Henrique Fernandes Marinho Centro Universitário Projeção
  • Sumara Luiz Bento Ferreira Centro Universitário Projeção

Resumo

Este estudo traz relatos vivenciais com noções acerca da prática do Psicólogo Escolar na modalidade presencial da Educação Superior em duas Instituições privadas localizadas no Distrito Federal, sendo uma com status de Centro Universitário e a outra com status de faculdade. O objetivo do artigo é explanar sobre a Psicologia Escolar aplicada à Educação Superior por meio de estratégias e técnicas intervencionistas concentradas na abordagem de grupos. Portanto, adotou-se enquanto objeto de análise as oficinas psicopedagógicas desenvolvidas semestralmente pela figura do Psicólogo Escolar buscando construir uma base conceitual acerca deste dispositivo de intervenção, bem como interpretar seus efeitos. Com a conclusão do estudo, entende-se que as oficinas psicopedagógicas constituem uma estratégia intervencionista de relevância fulcral para a amplificação da abrangência das práticas do Psicólogo Escolar, sobretudo no que se refere à atenção a demandas discentes por possuir como principais características o alcance em massa e a redução do número de atendimentos individuais sobre demandas comuns entre grupos.  

Biografia do Autor

Paulo Henrique Fernandes Marinho, Centro Universitário Projeção

Psicólogo, Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos, Membro do Grupo de Pesquisa Aplicações Multi-teóricas em Aprendizagem Organizacional do Centro Universitário Projeção.

Sumara Luiz Bento Ferreira, Centro Universitário Projeção

Psicóloga Escolar da Secretaria de Educação do Distrito Federal e do Centro Universitário Projeção Campus II

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Publicado

2019-05-07

Edição

Seção

Artigo Original