Autismo: Interfaces da TI quebrando paradigmas

Autores

  • Rogério Oliveira da Silva Faculdade Albert Einstein http://orcid.org/0000-0002-9116-8903
  • Edson Borges dos Santos Faculdade Projeção
  • Elison Martins de Souza Faculdade Projeção
  • Wellen Borges Nunes Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Autismo, Inteligência Artificial, Tecnologia, Interfaces, Jogo

Resumo

Neste artigo propomos levar o conhecimento e veicular informação a respeito do Transtorno de Espectro Autista e Inteligência Artificial. Com base, nas principais metodologias de análise comportamental, sugeridas pela psiquiatra infantil Dra. Rosa Horita, que são as metodologias ABA e TEACCH, aplicadas a ciência da inteligência artificial, capazes de entender e produzir entidades inteligentes. Utilizando linguagens e ferramentas de programação específicas e com o auxílio de uma equipe de especialista, tanto em comportamentos neuroatipico, quanto em tecnologia.Como proposta de solução, será apresentada a criação de um game customizável, capaz de interagir com o neuroatipico de forma inteligente e desestigmatizada. Propor de forma divertida a interação social, cognitiva, pessoal e didática. Sugerindo que o game seja trabalhado em conjunto com os demais tratamentos pertinentes, para um melhor aproveitamento.

Biografia do Autor

Rogério Oliveira da Silva, Faculdade Albert Einstein

Docente Livre Superior com especializações em Gestão de Projetos, Engenharia de Software e Gestão Empresarial. Graduado em Sistemas de Informação e Teologia.

Edson Borges dos Santos, Faculdade Projeção

Aluno do curso de analise e desenvolvimento de sistemas

Elison Martins de Souza, Faculdade Projeção

Aluno do curso de analise e desenvolvimento de sistemas

Wellen Borges Nunes, Faculdade Projeção

Aluno do curso de analise e desenvolvimento de sistemas

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Publicado

2018-07-08