REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA APLICADA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO

Autores

  • Danielson Silva
  • José Costa
  • Paulo Ingracio
  • Washington Oliveira

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Ensino, Tecnologia, Ferramentas, Futuro.

Resumo

Este trabalho consiste no estudo das possibilidades da RVA (Realidade Virtual Aumentada) no ensino, seu objetivo é avaliar a viabilidade da adoção desta nova abordagem pelas instituições de ensino brasileiras. A metodologia adotada baseia-se na pesquisa em livros e análise das ferramentas disponíveis atualmente, com isso definimos um conjunto básico de artefatos para a aplicação de RVA em sala de aula e também definir se a realidade virtual aumentada está pronta para adentrar as salas de aulas enriquecendo a aula dos professores e melhorando o aprendizado do aluno através do ensino indutivo e da interação com o mundo virtual, além das vantagens da simulação alguns dos conceitos aplicados tais como os da Física, ou mesmo, no ensino da História introduzindo no decorrer dos estudos objetos virtuais replicando lugares, ações históricas, momentos no decorrer da história da humanidade. Também apontar aplicativos que permitam que isso seja realidade, como o RA-Educacional que está disponível para uso de professores de Matemática ou de Física. Palavras-chave— Realidade Aumentada, Ensino, Tecnologia, Ferramentas, Futuro.

Downloads

Publicado

2011-07-08

Edição

Seção

Artigo Original