Uso da ferramenta Novell ZenWorks de acordo com a fase de Operação de Serviços da biblioteca Itil v3 na Procuradoria da República do Distrito Federal: Um estudo de caso
Palavras-chave:
Ativos de Tecnologia da Informação, Gerenciamento de softwares, Novell ZenWorks, Atualizações, ITIL.Resumo
Gerenciar ativos de Tecnologia da Informação (TI) exige ousadia e criatividade dos gestores em organizar todo um contexto de expectativas no que diz respeito a atualização e mudanças no âmbito de uma instituição. Desta forma, será demonstrado ao longo deste artigo os benefícios no uso de um ferramental próprio para o gerenciamento de softwares, o Novell ZenWorks, para a realização de atualizações de softwares em um parque computacional, o que visa proporcionar maior versatilidade nos serviços de controle de atualizações realizadas pela seção de suporte ao usuário, assim como a aquisição de flexibilidade criativa. Pois, com uma ferramenta que gerencie atualizações, contribuindo com inventários precisos de softwares instalados e possíveis contratempos na distribuição de pacotes de instalação de aplicativos, os técnicos responsáveis pelo suporte disporão de tempo livre para a busca de novas tecnologias o que visa facilitar a rotina de trabalho do usuário. A utilização desse software foi observada no parque computacional da Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF), sendo embasado na pesquisa de distribuição de softwares da PR-DF, como forma de automatizar os serviços do setor de suporte ao usuário. Dessa forma, ao longo deste artigo, será relatada uma parte da experiência com o uso de algumas das funcionalidades da ferramenta de atualização, fundamentando esse projeto nos princípios da Operação de Serviços (Operation Service) da ITIL (Information Technology Infrastructure Library) versão 3 e como ela poderá corroborar para a dinamização das atividades de suporte em tecnologia da informação.Downloads
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