Fundamentos da qualidade com base na ISO 9000 aplicada a Governança de TI

Autores

Palavras-chave:

ISO 9001. Serviços de informação. Gestão de qualidade. Gestão de TI.

Resumo

O objetivo principal é apresentar os fundamentos da gestão da tecnologia da informação com base na qualidade através da ISO 9000 aplicada na Governança de TI, incluindo a aplicação voltada para processos nos serviços de informação, com o objetivo de apoiar a melhoria dos processos implantados e principalmente no seu gerenciamento, visando à otimização de recursos e elevação dos níveis de satisfação dos clientes. A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Nesse campo de atuações podemos ainda citar a ISO 9001, que tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.

Biografia do Autor

Rogério Oliveira da Silva, Faculdade Albert Einstein

Docente Livre Superior com especializações em Gestão de Projetos, Engenharia de Software e Gestão Empresarial. Graduado em Sistemas de Informação e Teologia.

Paulo César do Nascimento Rodrigues, Faculdade Projeção

Aluno da Faculdade Projeção

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Publicado

2016-09-23