Rumo a uma prática pedagógica de acessibilidade social e digital para o surdo

Autores

  • Fernando Neiva Faculdade Projeção
  • Jonathan Rosa Moreira Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Educação. Inclusão social. Inclusão digital. Acessibilidade.

Resumo

A interação como uma das características da comunicação pode conduzir à construção de conhecimento e ao desenvolvimento humano. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dispõem instrumentos computacionais que representam iniciativas para a tradução de linguagem oral para a Língua de Sinais, sobretudo para Língua Brasileira de Sinais, e auxiliam o processo de comunicação entre os membros da comunidade surda. Entretanto, a prática pedagógica mediada por intérpretes ainda pode ser explorada sistematicamente, de modo a oferecer uma abordagem teórica acerca das carências, dos problemas e das necessidades inerentes a esse processo. Visando contribuir para o suprimento dessa lacuna, este estudo identificou requisitos e conceitos estabelecidos pela TIC que podem reduzir as limitações dos surdos, muitas vezes relegados a segundo plano na sociedade. O advento da tecnologia tem apresentado ferramentas e iniciativas que promovem a acessibilidade para quem apresenta algum tipo de dificuldade sensorial ou motora, de forma dinâmica, que envolve tanto aspectos do espaço físico, quanto do digital, e que está ligado não apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas principalmente ao desenvolvimento social.

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Publicado

2013-12-18