Rumo a uma prática pedagógica de acessibilidade social e digital para o surdo
Palavras-chave:
Educação. Inclusão social. Inclusão digital. Acessibilidade.Resumo
A interação como uma das características da comunicação pode conduzir à construção de conhecimento e ao desenvolvimento humano. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dispõem instrumentos computacionais que representam iniciativas para a tradução de linguagem oral para a Língua de Sinais, sobretudo para Língua Brasileira de Sinais, e auxiliam o processo de comunicação entre os membros da comunidade surda. Entretanto, a prática pedagógica mediada por intérpretes ainda pode ser explorada sistematicamente, de modo a oferecer uma abordagem teórica acerca das carências, dos problemas e das necessidades inerentes a esse processo. Visando contribuir para o suprimento dessa lacuna, este estudo identificou requisitos e conceitos estabelecidos pela TIC que podem reduzir as limitações dos surdos, muitas vezes relegados a segundo plano na sociedade. O advento da tecnologia tem apresentado ferramentas e iniciativas que promovem a acessibilidade para quem apresenta algum tipo de dificuldade sensorial ou motora, de forma dinâmica, que envolve tanto aspectos do espaço físico, quanto do digital, e que está ligado não apenas ao desenvolvimento tecnológico, mas principalmente ao desenvolvimento social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:
1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.