Projeto de sistema de agendamento e recepção de serviços de pós-vendas em concessionária de veículos

Autores

Palavras-chave:

Atendimento, Cliente, Melhoria, Serviços, Tecnologia

Resumo

Tendo em vista o crescimento do setor de automóveis e a quantidade de veículos produzidos, há uma necessidade de serviços especializados para garantir a manutenção destes através de serviços e produtos no pós-venda nas concessionárias. O projeto apresentado explora oportunidades de melhorias no setor de serviço de pós-venda. O objetivo foi desenvolver um sistema para a automatização de etapas do atendimento de clientes de oficina. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto seguiu a estrutura dos cinco grupos de processos de gerenciamento de projetos descritos no PMBOK. Estudando o fluxo de atividades foi possível desenvolver um sistema para automatização do sistema que abrange todas as etapas do atendimento do cliente de pós-venda, que em curto prazo apresentou redução considerável no tempo de atendimento e fluxo de informações, economia no recurso de papel na concessionária, otimização de estoque de peças, aumento na qualidade percebida pelo cliente que pode acompanhar em tempo real o andamento do serviço. O projeto conclui que o investimento em melhorias e inovação de processos é fundamental para a manutenção da lucratividade e saúde financeira do negócio e contribui para a satisfação e fidelização dos clientes.

Biografia do Autor

Emilio Morales Neto, Universidade de São Paulo

Engenheiro Mecânico e Especialista em Gestão de Projetos

Vanderléia de Souza da Silva, Universidade Estadual de Campinas

Administradora, Mestra em Engenharia de Produção e de Manufatura, e Doutoranda em Administração.

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Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigo Original