Comparação do desempenho e usabilidade do Android Studio segundo o sistema operacional usado

Autores

  • Renato José da Silva Camões Faculdades Projeção
  • Fábio Lúcio Lopes Mendonça Universidade Projeção Universidade de Brasília - UNB
  • Rafael Melo Peres http://orcid.org/

Palavras-chave:

Sistemas Operacionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar comparações técnicas de usabilidade entre dois dos principais sistemas operacionais, Windows e Linux (Ubuntu), utilizando como base a aplicação Android Studio por meio de virtualização dos sistemas. A principal função de um sistema operacional é controlar o funcionamento de um computador assim como o gerenciamento dos recursos Hardware/Software disponíveis no terminal. Atualmente existem três sistemas operacionais conhecidos e usados no mundo, como é o caso de Windows, Linux e iOS, no entanto o presente trabalho se concentra na análise comparativa de usabilidade entre Windows e Linux devido à quantidade de usuários que trabalham sobre esses sistemas operacionais. A análise comparativa proposta permite diferenciar a natureza da arquitetura de cada um dos sistemas operacionais escolhidas, por uma parte a arquitetura licenciada no caso de Windows e uma arquitetura open-source, como é o caso do Linux na sua distribuição Ubuntu. Com a ferramenta de desenvolvimento Android Studio foi possível comparar a usabilidade nos dois sistemas operacionais, detalhando as vantagens e desvantagens de cada um através da metodologia proposta nesse documento.

Biografia do Autor

Renato José da Silva Camões, Faculdades Projeção

Possui mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (2010). Consultor técnico nas áreas de redes cabeadas e sem fio, acelerador wan e virtualização. Possui vinte anos de experiência na área de tecnologia, com ênfase em redes de computadores e telecomunicações.

Fábio Lúcio Lopes Mendonça, Universidade Projeção Universidade de Brasília - UNB

Possui Doutorado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília (2019) no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE. Mestrado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações pela Universidade de Brasília (2008), pós Graduação em Gerência de Projetos pelo Centro Universitário Estácio Brasília (2018), Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Brasília (2004). Atualmente é professor Universitário pelo Centro Universitário Projeção e Gerente de Projetos Pelo Laboratório de Tecnologia da Tomada de Decisão - LATITUDE

Rafael Melo Peres, http://orcid.org/

Estudante de Sistemas de Informação.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigo Original