Aplicação do software Socrative nos cursos de tecnologia do ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino superior, Cursos de Tecnologia, Socrative, Gamificação,

Resumo

Esse estudo tem o objetivo de analisar os resultados da utilização do software Socrative nos cursos de Tecnologia de uma Instituição de Ensino Superior do DF. A disciplina escolhida para esse estudo foi a de Gestão de Tecnologia da Informação (GTI), dos cursos de Engenharia de Software, Sistema de Informação e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O nível de aprovação dessa disciplina é relativamente alto, se comparado com as outras disciplinas da grade curricular. Porém, o ensino remoto utilizado em tempo de pandemia, aliado as distrações do ambiente doméstico, fez com que os estudantes ficassem desanimados e muitas das vezes não conseguissem atingir os objetivos propostos. Nesse contexto, para que os estudantes assimilassem as competências trabalhadas em sala de aula, foi utilizado como metodologia para revisão dos conteúdos, o Software Socrative: um software educacional que oportuniza o professor acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos em tempo real, com a possibilidade de intervir imediatamente no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados demonstraram que os estudantes gostaram do uso de software em atividades de ensino aprendizagem com recursos de  gameficação. Como pontos positivos destacados foram a motivação dos estudantes, a avaliação instantânea, as intervenções realizadas pelo professor durante o desenvolvimento dos questionários e a possibilidade de comparação dos resultados da turma. Como desvantagens temos a impossibilidade da utilização offline e algumas limitações existentes na versão gratuita do software.

Biografia do Autor

Ivonete Ferreira de Sousa, Uniprojeção; Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Gestão Educacional, Segurança da Informação, Educação a Distância, Governança de TI e Docência para Educação Profissional. Graduada em Licenciatura Plena em Informática e Licenciatura em Pedagogia. Experiência como professora e supervisora pedagógica dos cursos técnicos de Informática do Senac-DF. Participou do desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da 1ª turma dos alunos do curso de Pedagogia (Uab/Unb-2013) como tutora-orientadora e professora convidada para banca avaliadora. Além de trabalhar como tutora do projeto UAB/UNB durante 04 anos, desenvolvendo trabalhos na área de educação e tecnologia. Atualmente atua como professora dos cursos presenciais e professora supervisora dos cursos EAD do Centro Universitário Projeção (DF), Avaliadora da Educação Superior (MEC) e professora da Educação básica da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal.

Vanessa Coelho Ribeiro, Uniprojeção

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é coordenadora no Centro Universitário Projeção. Tem experiência na área de Ciência da Informação como pesquisadora, com ênfase em projetos de Inclusão digital , gestão da informação, gestão do conhecimento e engenharia de software.

Downloads

Publicado

2021-09-13

Edição

Seção

Artigo Original