Ponte do Milênio, Londres: efeito de multidão – um desafio para a Engenharia no ano 2000

Autores

  • Patrícia Cristina Cunha Nunes Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Ponte do Milênio, Efeito Multidão, Amortecimento Passivo, Esforços Horizontais

Resumo

Este trabalho visa uma revisão bibliográfica a respeito de um tema que veio à tona na entrada do século 21, na inauguração de um dos projetos contemplados para a entrada do novo milênio – a Ponte do Milênio em Londres, sobre o rio Thames. O que aconteceu em sua inauguração marcou a história da humanidade quanto ao efeito de multidão, desde a história antiga sendo utilizado como estratégia de guerra. Porém, no ano 2000, fora motivo para o fechamento de um dos mais importantes e inusitados projetos estruturais da História da Engenharia mundial e milhões de dólares em multa para a empresa construtora e responsável por seu projeto. Este artigo traz a revisão bibliográfica de um caso de dinâmica das estruturas em uma vibração específica sofrida por essa passarela devido a um efeito “imprevisto” de esforço lateral provocado pelo caminhar quando muitas pessoas estão próximas umas às outras. Esse efeito, descobertos pelos cientistas ao longo de dois anos de pesquisa incessantes para solucionar suas consequências sobre a passarela foi chamado de “Efeito Multidão”. Ao longo do trabalho será apresentada a solução par ao problema: por meio de um sistema de amortecimento passivo em sua estrutura.

Biografia do Autor

Patrícia Cristina Cunha Nunes, Centro Universitário Projeção

Doutora Sc. em Estruturas e em Construção Civil pelo Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC/UnB) da Universidade de Brasília. Mestre em Estruturas e em Construção Civil no mesmo Programa (PECC/UnB). Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Brasília. Áreas de atuação: Projeto, Execução, Ensino e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, Paisagismo e Engenharia Civil, com experiência nas disciplinas de Projeto de Arquitetura; Projeto de arquitetura - Técnicas Retrospectivas; Projeto de Urbanismo; Projeto de Paisagismo; História da Arte e da Arquitetura; Conforto Ambiental, Luminoso e Acústico; Ergonomia; Estruturas especiais; Desenho técnico; Desenho Arquitetônico; Materiais de Construção; Sistemas estruturais; Mecânica dos Sólidos; Patologia das Construções; Teoria das Estruturas; Segurança do Trabalho; Física. Pós doutoramento iniciado na área de arranha-céus e seu impacto nas cidades, além de efeitos aerodinâmicos locais. Áreas de Interesse: Aerodinâmica das construções; Comportamento estrutural aliado às suas implicações no Projeto de Arquitetura; Patrimônio Arquitetônico e retrofit; Sistemas estruturais na Arquitetura; Patologia estrutural e das construções; História da Construção (Engenharia e Arquitetura); Meio ambiente e ações antrópicas; Gestão de resíduos da construção civil. Atuação na Eficiência Energética em Edificações: participação de grupo de pesquisa ligado ao Cnpq do primeiro edifício etiquetado do Brasil. Coordenação de projeto de pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.

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Publicado

2020-12-02

Edição

Seção

Dossiê Temático: Conexões: Tecnologia na Engenharia e Construção