Ponte do Milênio, Londres: efeito de multidão – um desafio para a Engenharia no ano 2000
Palavras-chave:
Ponte do Milênio, Efeito Multidão, Amortecimento Passivo, Esforços HorizontaisResumo
Este trabalho visa uma revisão bibliográfica a respeito de um tema que veio à tona na entrada do século 21, na inauguração de um dos projetos contemplados para a entrada do novo milênio – a Ponte do Milênio em Londres, sobre o rio Thames. O que aconteceu em sua inauguração marcou a história da humanidade quanto ao efeito de multidão, desde a história antiga sendo utilizado como estratégia de guerra. Porém, no ano 2000, fora motivo para o fechamento de um dos mais importantes e inusitados projetos estruturais da História da Engenharia mundial e milhões de dólares em multa para a empresa construtora e responsável por seu projeto. Este artigo traz a revisão bibliográfica de um caso de dinâmica das estruturas em uma vibração específica sofrida por essa passarela devido a um efeito “imprevisto” de esforço lateral provocado pelo caminhar quando muitas pessoas estão próximas umas às outras. Esse efeito, descobertos pelos cientistas ao longo de dois anos de pesquisa incessantes para solucionar suas consequências sobre a passarela foi chamado de “Efeito Multidão”. Ao longo do trabalho será apresentada a solução par ao problema: por meio de um sistema de amortecimento passivo em sua estrutura.Downloads
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