Estudo comparativo do consumo de conteúdos audiovisuais através de smartphones no Brasil e Espanha

Autores

Palavras-chave:

audiovisual, conteúdos, telefones inteligentes, stream, redes sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é caracterizar os hábitos em relação ao consumo de dispositivos utilizados como meio de comunicação e seu conteúdo audiovisual. Foi realizada uma análise comparativa dos comportamentos entre brasileiros e espanhóis através do estudo realizado em Salamanca sobre a revolução na audiência, usos e consumos das aplicações de meios de comunicação em tablets e telefones inteligentes realizada por (Ortega, et al.; 2015).Foi aplicada pesquisa quantitativa com 422 pessoas na cidade de Brasília, Brasil através de questionário estruturado sobre os hábitos de consumo dos dispositivos móveis e do conteúdo assistido. O hábito de assistir a vídeos pela Internet, seja na tela do celular ou em computadores, que foi disseminado entre os brasileiros, em um processo que tem motivado o surgimento de novos players.Em análise comparativa com a pesquisa do comportamento dos espanhóis, os dados apresentados foram semelhantes aos resultados da pesquisa brasileira. Os jovens ficam o tempo todo ligado ao smartphone e ficam cada vez menos em frente da televisão, mas conseguem realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. O que se pode afirmar é que a revolução digital ocorrida nos anos 90 formou uma nova geração com comportamentos próprios, incluindo formas particulares de interação e de comunicação, ditadas não somente em Brasília e em Salamanca, mas sim, pelo avanço tecnológico e massificação dos smartphones que ocorreu em todo o mundo. Os resultados chamam a atenção para essa nova geração Millennials, nascidos entre 1980 e 2000, uma geração criada na era da informação e dos avanços tecnológicos.

Biografia do Autor

Leandro Rolim da Silva, UNIPROJEÇÃO

Professor Doutor. Profissional de mercado e pesquisador de Comunicação e Marketing; Produtor Executivo da TV Brasil Internacional - EBC. Radialista, Jornalista e Ator; possui graduação em "Comunicação Social - RTV" pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Pós-graduação Lato Sensu em "Gestão em Marketing" pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (2008) e é Doutor em "Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambio Cultural" pela Universidad de Salamanca - Espanha (2016). Tem experiência em audiovisual, tendo atuado nas diversas funções da profissão em emissoras de redes como TV Brasil, Band, SBT, Rádio Clube FM, Rede Estação Sat, TV e Rádios Universitárias de PE e Rádio OASIS Salamanca - Espanha. Gerenciou projetos multiplataformas para SETUR - Prefeitura da Cidade do Recife, SINTEPE - PE, IESB TV, TV e Rádio Projeção. Seus trabalhos nas áreas de Comunicação e Marketing foram premiados pelo Ministério do Turismo em 2010 e ONU/ACNUR em 2014, entre outros. Atuou como docente do Departamento de Comunicação do Centro Universitário IESB - Brasília / DF e do UNIBRATEC / PE tendo participado ativamente do NDE do curso de Produção em Multimídia IESB, conceito 4 pelo MEC em 2014. Orientou e fez bancas em vários TCC's de Departamentos de Comunicação. Atualmente é professor e membro do NDE e conselho de classe dos cursos de "Marketing" e "Publicidade e Propaganda" do Centro Universitário UniProjeção, em Brasília / DF. Leciona disciplinas de Produção, Direção e Edição para Rádio, Web e TV; Ética na Publicidade; Redação Publicitária; Criação de Textos para RTV, Produção em Multimídia, Comunicação Integrada e Introdução ao Marketing. Tendo lecionado também Transmedia Storytelling em cursos de Pós-Graduação da Estácio e Faculdade JK, em Brasília/DF. Coordena o Grupo de Pesquisa "MOVI.COM - Movimento Socioambiental Empresarial e Comunicação Digital" do UniProjeção. A tese doutoral "La Media Indoor en la Construcción de una Nueva Interactividad Publicitaria" obteve em sua defesa nota máxima e CUM LAUDE pela Universidad de Salamanca, España e foi indicada ao Prêmio Extraordinário de Teses defendidas em 2015/2016 pela Universidad de Salamanca.

Downloads

Publicado

2020-01-20